A Prefeitura de Curitiba publicou, nesta quarta-feira (15/8), o edital de licitação para obras no Terminal Vila Oficinas, na Regional Cajuru. Será investido R$ 1,57 milhão em serviços de pavimentação em concreto e plataformas de embarque para atender a novas linhas de ônibus. Os recursos são do Orçamento Geral da União (OGU) como parte do PAC Mobilidade.
As obras no Terminal Vila Oficinas vão atender à futura operação do Ligeirão Leste-Oeste e também possibilitar a oferta de novas opções de linhas ao Centro de Curitiba.
“Recuperamos os projetos e retomamos os investimentos no transporte coletivo. Já implantamos a primeira etapa do Ligeirão Norte-Sul e agora preparamos o terreno para o BRT no eixo Leste-Oeste”, afirma o prefeito Rafael Greca. “Colocamos Curitiba nos eixos. Mais terminais e obras para os ônibus estão a caminho”, ressalta Greca.
“No Terminal Vila Oficinas não há parada para as Linhas Diretas (Ligeirinhos). A reforma vai possibilitar a operação do Ligeirinho Centenário que fará a ligação com o Centro da cidade, atendendo a uma demanda existente que não é coberta por outras linhas”, explica o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
Hoje operam no terminal as seguintes linhas: Interbairros III, Interbairros V, linhas expressas Centenário/Rui Barbosa e Centenário/Campo Comprido, alimentadoras Trindade, Camargo, Autódromo e as madrugueiras Centenário/Rui Barbosa e Centenário.
O edital de licitação para reforma do Terminal Vila Oficinas pode ser acessado pelo portal institucional do município no banner “Acompanhe as Licitações da Prefeitura” localizado na parte inferior da página.
Tatuquara
O projeto do Terminal do Tatuquara também terá o edital de licitação publicado em breve. Com investimentos de R$ 8,35 milhões, o Terminal Tatuquara terá de 3,4 mil m² de área construída no terreno ao lado da Rua da Cidadania.
Equipado com bicicletário e estrutura de apoio aos usuários, com sanitários, lanchonetes, entre outros equipamentos, o novo terminal fará a descentralização do transporte na região, hoje concentrado no Pinheirinho.
Pelo futuro Terminal do Tatuquara passarão as linhas da Região Sul de Curitiba: Rio Bonito, Dalagassa, Pompeia, Janaína, Santa Rita, Rurbana e Tatuquara, que hoje se integram no Pinheirinho, num total de dez linhas alimentadoras. De lá também sairão linhas troncais que poderão fazer futura integração em estações estratégicas da Linha Verde ou seguir diretamente à região central.