Getting your Trinity Audio player ready...

Projeto de reinserção social dá nova vida para módulo abandonado



Aberto há um mês, o café social Sete Espresso tem chance de ganhar outros espaços em Curitiba. A conversa que pode resultar na ampliação dos pontos do projeto da startup Geração Bizu aconteceu na tarde desta sexta-feira (24/8), com a visita do prefeito Rafael Greca ao local. O café social funciona em um antigo módulo policial na Praça Maria Bergamin Andretta, em frente ao Cemitério Municipal Água Verde, no bairro Água Verde.  

O prefeito lembrou que o módulo estava abandonado e havia sido alvo de depredação. “Como o nosso lema é ‘xô, tranqueira’, eles foram aliados da cidade em recuperar esse espaço para a vida e, o que é mais importante, para o trabalho e para a liberdade”, disse.

A ideia inicial, contou a psicóloga da Geração Bizu, Carolina do Amaral e Silva, era ocupar um box na Praça Rui Barbosa, mas a assistente social Fernanda Rossa passou pela praça no Água Verde e lembrou do local. “Encaminhamos um ofício e, por se tratar se um projeto social, a Prefeitura, por meio da URBS, concedeu o espaço”, contou.

A concretização contou com a participação de uma série de parceiros, como é o caso do gastrônomo Felipe Ângelo Padilha, sócio do café e responsável pelo cardápio; e Harison Borchardt, da Mora Constrói, responsável pela reforma. As obras em sete dias inspiraram o nome que o café ganhou. A inauguração, em 22 de julho, reuniu mais de 100 pessoas na praça, segundo os sócios.

Empreendedorismo social

Hoje são 20 mulheres monitoradas por tornozeleira eletrônica sendo acompanhadas pela Geração Bizu, duas delas trabalham no café Sete Espresso. As mulheres recebem capacitação em diversas áreas, incluindo sessões de coaching. “A ideia é desenvolver as pessoas, além do nível profissional, no pessoal e social”, lembrou Carolina.

Desde a abertura do Sete Espresso, prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba e até de fora do Paraná já se interessaram em saber mais sobre o projeto. “Empresas ligadas ao ramo de alimentação também nos procuraram para contratar as monitoradas”, afirmou a psicóloga.

O prefeito fez questão de tomar um café e de cumprimentar as funcionárias. “Parabéns pela vontade de trabalhar e de dar a volta por cima, temos muito orgulho de vocês”, disse, acompanhado do administrador da Regional Portão, Gerson Gunha.

A Geração Bizu é um programa de desenvolvimento pessoal, profissional e social para a população carcerária, visando a inserção no mercado de trabalho.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.