Curitibanos de várias idades e de diferentes regiões da cidade fizeram uma pausa, nesta sexta-feira (21/9), nas suas atividades para celebrar o Dia Internacional da Paz. Um dos destaques foi a Caminhada da Paz no Parque Barigui, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que reuniu mais de 400 pessoas.
Regionais
O Dia Internacional da Paz também foi lembrado pelas regionais. No Pinheirinho, o Torneio de Bocha Sênior com a temática da paz juntou cerca de 70 participantes na manhã desta sexta. Participaram também grupos das regionais Portão/Fazendinha, Boqueirão, CIC e Matriz.
Já na Regional Fazendinha/Portão, a criançada fez a festa com as atividades que aconteceram de manhã no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Afonso Botelho.
Cerca de 80 crianças da Escola Municipal São Luiz e do CMEI Curitiba participaram de uma aula de esgrima, muay thai, dança, capoeira e ainda aproveitaram uma atividade de futebol na areia. Os adultos não ficaram de fora. Eles participaram de uma aula de ritmos diversos.
O Cajuru também promoveu diversas atividades para celebrar a paz. Às 8, o CEL Vila Oficinas recebeu uma Pedalada da Paz. Às 9h, duas atividades simultâneas movimentaram o bairro. A Rua da Cidadania recebeu uma aula de dança. No CEL Peladeiro foi organizada uma partida de Futebol pela Paz. Durante a tarde, o Centro da Juventude Audi União promoveu uma aula de hidroginástica.
Paz no mundo
As Nações Unidas estabeleceram em 1981 o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz. Todos os anos, nesta data, diversas ações ocorrem em todo o mundo visando sensibilizar as pessoas para a necessidade da paz, com atos que promovam o fim dos conflitos entre povos de diferentes raças, religiões, gêneros e ideais.