A abertura de empresas e emissão de alvarás para atividades comerciais e de serviços em Curitiba ficará mais rápida. A Prefeitura finalizou a última etapa da integração no sistema Empresa Fácil (Redesim), que visa desburocratizar o trâmite dos processos dentro dos órgãos públicos.
A partir desta sexta-feira (31/8), com a integração das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Saúde ao sistema, todo processo para abertura de empresas passou a ser on-line, no site Empresa Fácil (www.empresafacil.pr.gov.br).
“Foi um compromisso que assumi com a classe empresarial e contábil, e o que a Prefeitura de Curitiba precisava fazer foi feito. Hoje estamos 100% integrados a esse sistema facilitador”, disse o prefeito Rafael Greca.
Pelo portal da Empresa Fácil na internet é possível fazer desde a consulta prévia do comércio ou serviço até a emissão do alvará, que passará a ser emitido pela Junta Comercial do Paraná.
Apenas os casos de alterações de empresas e processos anteriores a data da integração (31/8) ainda terão trâmites físicos dos processos.
O secretário Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Júlio Mazza de Souza, explica que as atividades de baixo risco, como abertura de um escritório, por exemplo, poderão ter um alvará emitido em menos de 24 horas. “O sistema tem a facilidade e a rapidez pelo processo não necessitar do trâmite físico, no entanto, assim como era anteriormente, todos os documentos e procedimentos devem obedecer aos critérios da legalidade”, afirmou.
Pelo sistema, inicialmente é analisada a compatibilidade de instalação do tipo de atividade solicitada com o zoneamento do município. É a Consulta Prévia de Viabilidade, que avalia se o imóvel comporta o negócio proposto pelo empreendedor.
Junta Comercial
No início de agosto a Prefeitura entregou a primeira fase de integração ao Empresa Fácil. A consulta prévia e o registro da empresa já passaram a ser feitos na Junta Comercial do Paraná. A Junta é a instituição que coordena o Empresa Fácil no Paraná.
Ao longo deste ano, a Prefeitura de Curitiba fez também treinamentos e apresentações do sistema para a classe de contabilistas e empresarial da cidade.