Getting your Trinity Audio player ready...

Visitas guiadas ao cemitério serão adotadas por Paranaguá







Inspirada no sucesso do programa de Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, que já levou mais de quatro mil pessoas à necrópole mais antiga da capital paranaense, a Prefeitura de Paranaguá buscou apoio da Fundação Cultural de Curitiba para desenvolver uma atividade nos mesmos moldes.

Nesta segunda (24/9) e terça (25/09), a pesquisadora da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC, Clarissa Grassi, vai dar início à sensibilização e capacitação dos servidores parananguaras. Idealizadora e organizadora das Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, a pesquisadora estuda a unidade há 15 anos e, desde 2017, realiza as visitações nas modalidades padrão, temáticas e noturnas.

Tidos por pesquisadores como resumos simbólicos da sociedade, os cemitérios são locais privilegiados para se conhecer uma cidade. Para além da arte e das manifestações religiosas e culturais, são locais que oferecem uma oportunidade de se mergulhar na história da cidade, de seus referenciais arquitetônicos, sua geodiversidade, entre outros aspectos. “Trata-se de uma história contada do fim para o começo”, ressalta Clarissa.

O programa Turismo Cemiterial em Paranaguá será desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente do município. O objetivo é lançar visitas guiadas ao Cemitério Nossa Senhora do Carmo, mais antiga necrópole da cidade litorânea e que alberga importantes personalidades da história da cidade e do Estado do Paraná, como Dr. Leocádio Correia, Visconde de Nacar, e a esposa do Barão do Serro Azul, Maria José Correia.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.