Inspirada no sucesso do programa de Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, que já levou mais de quatro mil pessoas à necrópole mais antiga da capital paranaense, a Prefeitura de Paranaguá buscou apoio da Fundação Cultural de Curitiba para desenvolver uma atividade nos mesmos moldes.
Nesta segunda (24/9) e terça (25/09), a pesquisadora da Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC, Clarissa Grassi, vai dar início à sensibilização e capacitação dos servidores parananguaras. Idealizadora e organizadora das Visitas Guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, a pesquisadora estuda a unidade há 15 anos e, desde 2017, realiza as visitações nas modalidades padrão, temáticas e noturnas.
Tidos por pesquisadores como resumos simbólicos da sociedade, os cemitérios são locais privilegiados para se conhecer uma cidade. Para além da arte e das manifestações religiosas e culturais, são locais que oferecem uma oportunidade de se mergulhar na história da cidade, de seus referenciais arquitetônicos, sua geodiversidade, entre outros aspectos. “Trata-se de uma história contada do fim para o começo”, ressalta Clarissa.
O programa Turismo Cemiterial em Paranaguá será desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente do município. O objetivo é lançar visitas guiadas ao Cemitério Nossa Senhora do Carmo, mais antiga necrópole da cidade litorânea e que alberga importantes personalidades da história da cidade e do Estado do Paraná, como Dr. Leocádio Correia, Visconde de Nacar, e a esposa do Barão do Serro Azul, Maria José Correia.