Getting your Trinity Audio player ready...

Cidade terá evento sobre energia e construções sustentáveis





A Prefeitura de Curitiba terá espaço para apresentar seus projetos em eficiência energética e energias renováveis no Smart Energy Green Building Expo e Conferência, que acontece de 5 a 7 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) do Jardim Botânico.

Em sua quinta edição, a conferência chega à cidade de maneira estratégica, segundo os organizadores, já que a região Sul tem o maior crescimento de edifícios certificados LEED (na sigla, em inglês, Leadership in Energy and Environmental Design), selo reconhecido internacionalmente para construções sustentáveis. Curitiba concentra um terço das certificações da região.

Além disso, a cidade se destaca com ações municipais em busca de eficiência energética e geração de energia limpa, como a adoção de um sistema de painéis solares da sede da Prefeitura, o Palácio 29 de Março, e o projeto de instalação de uma pequena central hidrelétrica no vertedouro do Parque Barigui.

O evento une a Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2018, o 9ª GreenBuilding Conferência&Expo e o Forúm de Eficiência Energética da ASHRAE Brasil Chapter, associação que busca desenvolver sustentavelmente o mercado de ar-condicionado e refrigeração. A proposta é promover aproximação de quem atua nestes setores – fabricantes, profissionais, varejistas, operadoras de hotéis, autoridades e agentes governamentais.

O convite para a participação da administração municipal foi feito na tarde desta sexta-feira (5/10) no gabinete do prefeito Rafael Greca, que estava acompanhado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, e do assessor para Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin.  

“Queremos conhecer estas pessoas que estão empreendendo e inovando nas construções sustentáveis e incentivar cada vez mais este mercado”, disse o prefeito.

Para o diretor executivo do Green Building Council, Felipe Faria, o incentivo para as construções sustentáveis é fundamental na redução das emissões de gases poluentes.

Presenças

Participaram também os arquitetos especialistas em certificação Guido Pettinelli, um dos palestrantes do evento, e Sandra Pinho Pinheiro, da Petinelli - Soluções em Green Building; o diretor superintendente da Paraná Metrologia, Celso R. Kloss; e o responsável pelo futuro Campus Rebouças de Inovação e Aceleração (CRIA), que vai reunir empresas de engenharia inovadoras, Carlos German.
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.