Getting your Trinity Audio player ready...

Programa de monitoria amplia quadro de estagiários da Prefeitura


A Prefeitura de Curitiba está ampliando os quadros de estagiários de ensino superior para atuar como monitores urbanos. A ação faz parte do programa UniverCidade, lançado nesta quarta-feira (21/11), pelo prefeito Rafael Greca juntamente com reitores e representantes de universidades da capital.

“Precisamos de pessoas com disposição e vontade de aprender a lidar com a cidade. Todos da Prefeitura acolhemos com alegria a esperança de acadêmicos que venham compor os quadros de Curitiba”, disse Greca. “A cidade da primeira universidade do Brasil e hoje de muitas universidades está aberta e quer que meninas e meninos venham servir dentro da Prefeitura.”

Pelo programa, 173 universitários, de terceiro e quarto anos, de cursos das áreas de exatas, biológicas e humanas passarão a fazer estágio na estrutura municipal com o papel de auxiliar no monitoramento urbano. Estão aptos a participar os acadêmicos de engenharias Civil, Ambiental, Florestal e Química; Arquitetura; Design; Geografia; Medicina Veterinária; Biologia; Agronomia; Tecnologia em Processos Ambientais e Zootecnia.

O processo de inscrição já está aberto pelo site de estágios da Prefeitura www.imap.curitiba.pr.gov.br/estagio. O interessado deve acessar o programa pelo banner UniverCidade.

O prefeito lembrou que foi justamente como estagiário da prefeitura que ele começou a carreira de servidor público. "Em 1974 era aluno da escola de engenharia e passei fazer estágio na Prefeitura por intermédio do Centro de Integração Empresa e Escola - CIEE", disse. “Atuei no Ippuc e na Fundação Cultural. Fui aprendendo a lidar com a cidade e, posteriormente, concursado do Ippuc, passei a integrar os quadros do município.”

Período
Pelo UniverCidade os contratos de estágio são válidos por dois anos e incluem bolsa no valor médio de R$ 1.000,00 e auxílio transporte com duas passagens por dia. A carga horária é de quatro horas diárias, nos períodos da manhã ou tarde, somando 20 horas semanais. O investimento do município no programa para o ano de 2019 é de R$ 2,9 milhões.

Selecionados a partir de critérios de notas e desempenho e avaliação em entrevista, os estudantes serão chamados para atuar na estrutura da Prefeitura nas secretarias do Governo (SGM), Urbanismo (SMU), do Meio Ambiente (SMMA) e no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O processo de entrevistas e avaliação do histórico escolar terá início em 7 de janeiro e contratação dos aprovados está prevista para 4 de fevereiro de 2019.

O presidente do Ippuc e secretário de governo, Luiz Fernando Jamur, funcionário de carreira do município e que também estagiou na Prefeitura, ressaltou a importância da interação do futuro profissional com o setor público. “É uma experiência importante para o desenvolvimento de projetos em prol da cidade. Quando estudante pensava em ser engenheiro de rodovias. A partir do estágio tomei gosto pelo setor público, prestei concurso e segui carreira”, disse.

Quadro
Com o programa UniverCidade, a Prefeitura passará a contar com 2.023 estagiários, nas mais diversas secretarias, entre os quais 1.621 cursando ensino superior e 402 o ensino médio.

Segundo Jamur, os estagiários de ensino superior que hoje compõem os quadros do município (são 1.448) também estão aptos a participar do programa UniverCidade, segundo os mesmos critérios de seleção dos demais.

Retorno à sociedade
Para o diretor da Escola de Engenharia e Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Horácio Tertuliano Filho, o programa UniverCidade abre portas para que a academia transforme o conhecimento em prática aplicada. “Trabalhamos para a comunidade e o que é feito dentro da universidade não pode ficar restrito à academia. Precisa ser repassado à sociedade, a quem precisa dos nossos serviços”, afirma.

Presenças
Participaram do evento a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Graciela Graciela Bolzón de Muniz; a vice-reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Vanessa Ishikawa Rasoto; a coordenadora de aprimoramento de carreiras da Universidade Tuiuti, Rosa Endo; a coordenadora de empregabilidade da PUC-PR, Isabela Melnechuky Cavalcanti de Albuquerque; a professora Lorena Vedovate, da Universidade Dom Bosco; o supervisor de carreiras da Universidade Positivo, Marcos Vinícius Moraes; o diretor da Uniandrade, Everaldo Moreira Andrade, o reitor da Opet, Gilberto Zluhan e o professor Raphael Grodniski; o professor Cristian Barcelos , da Faesp; Mauro Seraphin, da Unicuritiba; Murilo Martins de Andrade, reitor da Unifaciar; o coordenador da Unicesumar, Ancelmo Luiz da Rocha e a vice-diretora Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná, Regina Maria Hartog Pombo Rodrigues. Por parte do município também estiveram presentes a procuradora geral, Vanessa Volpi; o secretário do Abastecimento, Luiz Gusi; o secretário de Urbanismo, Julio Mazza.
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.