Criado em setembro de 2018, o agendamento on-line da Secretaria Municipal de Finanças vem facilitando a vida do contribuinte. O serviço já atendeu 3,9 mil pessoas até o fim de janeiro em demandas envolvendo os departamentos de IPTU e ISS.
“Em vez de enfrentar filas nos plantões técnicos da Secretaria de Finanças, o contribuinte ganha tempo e eficiência com um modo simples e prático de agendar o atendimento”, diz Mario Nakatani Júnior, responsável pela Coordenação de Projetos da Informação (Copi) da secretaria.
O projeto-piloto foi implantado no Departamento de Rendas Mobiliárias (ISS) e em janeiro passou a valer também no Departamento de Rendas Imobiliárias (IPTU). O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Curitiba (IPMC) também está testando a ferramenta.
Por enquanto, no IPTU, o agendamento é para a categoria principal de revisão do valor do imposto. No ISS, para os serviços de emissão das Certidões de Regularidade do ISS, que são necessárias junto à Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU).
A ideia, segundo Nakatani Júnior, é ampliar o projeto para outras áreas e procedimentos. Por enquanto, quatro guichês – dois para IPTU e dois para ISS – estão voltados exclusivamente para o atendimento agendado pela internet.
Outro objetivo é criar um aplicativo para que o contribuinte possa marcar a visita pelo celular. O aplicativo deve entrar em vigor até o fim do primeiro semestre.
Como fazer o agendamento on-line
1) Acesse o site https://agendaonline.curitiba.pr.gov.br/
2) No primeiro acesso, informe o CPF e data de nascimento
3) Escolha o departamento
4) Escolha a categoria (tema)
5) Escolha o serviço sobre o qual deseja informações
6) Escolha a data
7) Informe se o atendimento é para si ou para terceiros
8) Escolha o horário
9) Confirme
10) Anote os dados do agendamento ou imprima o comprovante encaminhado por e-mail para agilizar o atendimento