Getting your Trinity Audio player ready...

Fim de semana com caminhada, xadrez e muita bicicleta em Curitiba




O primeiro fim de semana do outono será repleto de atividades esportivas em Curitiba. No sábado (23/3), as opções são a primeira caminhada do programa Passos na História de 2019, pelo Centro Histórico, e a primeira etapa do Circuito Xeque-Mate 2019. As disputas do xadrez serão no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz.

No domingo (24/3) será a vez de as bicicletas tomarem conta da cidade. A partir das 8h será disputado o 31º Grande Prêmio Curitiba de Ciclismo. Atletas da elite nacional do esporte vão competir na Rua Governador Agamenon Magalhães, no Capão da Imbuia.

Mas não são apenas os profissionais que vão pedalar no domingo. A Prefeitura e os supermercados Condor vão promover o tradicional passeio ciclístico de aniversário de Curitiba. A concentração será em frente ao hipermercado Condor Água Verde (Avenida Água Verde, 860), às 8h30. A saída do passeio será às 9h30, com destino ao Parque Barigui e chegada no estacionamento em frente ao Museu do Automóvel.

O passeio é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia, basta utilizar capacete e equipamentos de segurança. O Passeio Ciclístico Curitiba 326 anos faz parte das comemorações do aniversário da cidade.

Passos na História

A caminhada do programa Passos na História será neste sábado (23/3), com início às 8h30, na Praça Garibaldi, no Largo da Ordem. A atividade é gratuita e aberta para população e turistas. As inscrições prévias podem ser feitas pelos telefones (41) 3250-7730 ou (41) 3250-7718.

A ação une atividade física e informações históricas de Curitiba. O trajeto tem 2,1 quilômetros de distância e uma duração aproximada de duas horas. A saída é da Praça Garibaldi e a chegada na Praça Osório.

O programa é fruto de uma parceria entre o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e conta ainda com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Secretaria Municipal da Defesa Social.

Ao longo do ano serão feitas mais oito edições do Passos na História, uma vez ao mês, sempre aos sábados, a partir das 8h30. As próximas datas programadas são: 20/4, 29/6, 20/7, 24/8, 28/9, 26/10, 23/11 e 14/12.

Xadrez

O CEL Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, vai receber 1.300 enxadristas neste sábado (23/3) para a primeira etapa do Circuito Xeque-Mate 2019. De 8h30 às 17h, crianças, adolescentes, jovens e adultos vão se enfrentar nos tabuleiros.  

As disputas serão individuais por categoria, e por equipes. A confirmação das inscrições será feita no local, no dia do evento, no período das 8h às 9h. A participação é gratuita e as arquibancadas estarão abertas para que todos possam acompanhar as partidas. 

Um dos destaques ao longo do dia será a participação do enxadrista curitibano Jaime Sunye, Mestre Internacional de Xadrez, disputando uma partida simultânea de xadrez contra dez crianças participantes dos projetos desenvolvidos pelas Secretarias Municipais da Educação e do Esporte, Lazer e Juventude.  

Também serão expostas durante a competição algumas peças de xadrez gigantes, utilizadas em uma partida feita ao lado do Paço Municipal em 1971 entre o hexacampeão paranaense Mauro de Athayde e o campeão brasileiro Henrique da Costa Mecking.
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.