Getting your Trinity Audio player ready...

Nova tarifa de ônibus entra em vigor à zero hora deste sábado





A Justiça acatou nesta sexta-feira (01/03) recurso do município contra a medida que adiava em cerca de um mês o reajuste da tarifa do transporte coletivo da capital.

Com isso, o novo valor (R$ 4,50) entrará em vigor a partir da zero hora deste sábado, 02/03 (virada de sexta-feira).

Para o Tribunal de Justiça do Paraná, o adiamento configurava violação à ordem pública. Contra a decisão que adiava a nova tarifa, o município argumentou que é fato notório que os reajustes ocorrem habitualmente no mês de fevereiro.

Abaixo da inflação
O novo valor estava previsto para entrar em vigor nesta quinta-feira (28/02).

O reajuste foi aplicado depois de dois anos sem alteração na tarifa e ficou abaixo da inflação no período  (5,8% contra 6,7% do IPCA).

A atualização do valor em Curitiba ficou, ainda, abaixo da média dos reajustes feitos nas cidades brasileiras, de 8,7%, apenas este ano, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.

A medida assegura o equilíbrio econômico do sistema, bem com o a continuidade do atendimento à população e as melhorias que vêm sendo implementadas, como a renovação da frota e reforma e construção de terminais.

Tradicionalmente o valor da passagem de ônibus é reajustado em fevereiro, mês em que se projeta a correção da tarifa técnica das empresas.

Como adquirir créditos
O cartão-transporte pode ser carregado com créditos nas 23 bancas de jornais cadastradas pela Urbs, na região central e em pontos comerciais de alguns terminais, onde a operação de recarga custa R$ 1,00.

Os créditos também podem ser adquiridos diretamente na sede da Urbs, na Rodoferroviária de Curitiba (12h às 18h30) e ainda pela internet (www.urbs.curitiba.pr.gov.br).
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.