SMCS
Curitiba recebeu, nesta segunda-feira (22/4), o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que está na décima edição e reconhece as boas práticas dos gestores públicos em favor dos pequenos negócios e do empreendedorismo. O prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, recebeu o prêmio na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, com o projeto Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da RMC).
“É uma honra receber um prêmio que reconhece a atuação de prefeituras em buscar alternativas inovadoras e de apoio ao desenvolvimento integrado. Quero destacar que o Pró-Metrópole promove articulação não apenas em questões de transporte e saúde, mas tem avançado também em outras áreas, como a do abastecimento e alimentação”, disse Eduardo Pimentel.
“Um dos exemplos é o grande cinturão verde na Região Metropolitana de Curitiba, cujos produtos abastecem os Armazéns da Família e o suco da tangerina produzida em Cerro Azul, no Vale do Ribeira, que hoje é usado na merenda escolar”, completou.
Pró-Metrópole
O Pró-Metrópole é um movimento de interesse público, sem fins lucrativos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento produtivo integrado dos municípios da Grande Curitiba, onde vivem 30% dos paranaenses e que representa 42% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
O programa integra representantes dos setores públicos e privado e tem como participantes a Prefeitura de Curitiba, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), a Federação do Comércio (Fecomércio) e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap).
Inovação
Curitiba também foi finalista na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o projeto Vale do Pinhão. “Com o Vale do Pinhão, a inovação não é mais o futuro, mas o presente. E ela também está ajudando o micro e o pequeno empresário. Aumentamos em 50% os atendimentos nos Espaços Empreendedores e Curitiba foi eleita a cidade mais inovadora do país”, ressaltou Pimentel, que estava acompanhado da presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.
Evento premia oito categorias de apoio ao empreendedorismo
O prêmio do Sebrae, criado no ano 2000, conta com oito categorias e nesse ano bateu recorde de inscritos, com 133 municípios. Desses, 41 foram finalistas e oito premiados. Os vencedores estaduais concorrem à etapa nacional do prêmio, em junho.
“Esses municípios premiados vêm se destacando com ações efetivas de apoio aos empreendedores de várias formas, com desburocratização, inovação, educação empreendedora, legislação para pequenos negócios”, disse Vitor Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae no Paraná.
O presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, destacou o papel do Sebrae no apoio ao pequeno e microempresário no país ao longo das últimas décadas e disse que ainda há muito a ser feito. “Temos um potencial que nem sabemos o seu real tamanho. Mas o Sebrae tem tecnologia e preparo para fazer o Brasil se desenvolver”.
O governador em exercício, Darci Piana, enfatizou que ajudar o empreendedorismo também ajuda o Estado a se desenvolver. “Faz bem ao município, ao Estado e ao Brasil”, afirmou.
Em 2019, foram finalistas da etapa Paraná os prefeitos de Ponta Grossa, Mato Rico, Telêmaco Borba, Guarapuava, Irati, Nova Tebas, Curitiba, Almirante Tamandaré, Piraquara, São José dos Pinhais, Maringá, Araruna, Goioerê, Sarandi, Umuarama, Marialva, Londrina, Andirá, Carlópolis, Jacarezinho, Ubiratã, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Palotina, Quatro Pontes, Santa Helena, Terra Roxa, Tupãssi, Pato Branco, União da Vitória, Barracão e Santo Antonio do Sudoeste.
Confira os vencedores em casa categoria
Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios – Ponta Grossa (prefeito Marcelo Rangel)
Compras Governamentais de Pequenos Negócios –Londrina (prefeito Marcello Belinati)
Pequenos Negócios no Campo – Carlópolis (prefeito Hiroshi Kubo)
Inovação e Sustentabilidade – Pato Branco (prefeito Augustinho Zucchi)
Empreendedorismo nas Escolas - Marechal Cândido Rondon (prefeito Márcio Rauber)
Desburocratização e Implementação da REDESIMPLES – Guarapuava (prefeito Cesar Silvestre Filho)
Cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico – Curitiba (prefeito Rafael Greca)
Inclusão produtiva e apoio ao microempreendedor individual – Foz do Iguaçu (prefeito Francisco Lacerda Brasileiro)