Getting your Trinity Audio player ready...

Em pouco mais de um ano, postos de saúde receberam 85 novos médicos

Prefeito Rafael Greca, recepciona os novos médicos contratados pela FEAES. Curitiba, 06/05/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS


A partir desta segunda-feira (6/5), as unidades de saúde de Curitiba recebem 30 novos médicos. Os profissionais foram chamados a partir de um processo seletivo interno da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), que integra a administração indireta da Prefeitura de Curitiba.

Eles se somam a outros 55 médicos aprovados em concurso público e contratados entre 2018 e 2019 – 25 só nos últimos meses. Recentemente, a Prefeitura esgotou o banco do último concurso de médicos, chamando todos os aprovados.

Os 30 novos profissionais vão reforçar o atendimento em unidades de saúde de oito regionais: Boa Vista, Bairro Novo, CIC, Cajuru, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade. Os médicos serão distribuídos em postos de saúde em que há vaga em aberto, após um remanejamento interno realizado que cobriu déficit em locais com alta vulnerabilidade e onde havia falta de profissionais.

“Acolhemos com alegria esse momento. É um esforço grande que a cidade faz, maior que toda a sua história, para manter o funcionamento do imenso sistema de saúde que eu comecei a criar na minha outra gestão, quando Curitiba entrou no SUS”, afirmou o prefeito Rafael Greca, durante a cerimônia de recepção aos novos profissionais, realizada na Prefeitura, na tarde desta segunda-feira (6/5).

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, participou da cerimônia. “Com a aprovação e apoio do Conselho Municipal da Saúde de Curitiba, entendemos que a Feaes pode nos ajudar neste momento e dar agilidade na lotação de médicos em unidades de saúde, garantindo que a população seja atendida”, disse ela.

O médico da Feaes William Korogui, 34 anos, conta que já trabalhou em unidades de saúde em outros municípios, como Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e Joinville e Balneário Camboriú, em Santa Catarina. “Na unidade de saúde é possível criar vínculo com o paciente. Agora é uma oportunidade de fazer isso em Curitiba, na Unidade de Saúde Atenas, na CIC”, avaliou.

Antes atuante na urgência e emergência, o médico Carlos Eduardo Ferreira, 28 anos, é também um dos novos profissionais da Feaes que passará a atender em unidade básica de saúde. Já com endereço de trabalho definido – Unidade de Saúde São Paulo, no distrito sanitário do Cajuru – ele se diz otimista com a nova função. “Eu tenho um especialização em Nutrologia, então acho que essa mudança para unidade de saúde é uma oportunidade. Terei mais tempo para trabalhar com os pacientes, agendar retornos”, disse.

Presenças

Participaram também o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o diretor-geral da Feaes, Sezifredo Paz; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adilson Tremura; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; e os vereadores Píer Petruzziello, Maria Manfron, Mauro Bobato, Zezinho Sabará, Colpani, Geovane Fernandes, dr. Wolmir Aguiar e Oscalino do Povo.


©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.