Getting your Trinity Audio player ready...

Mutirão encaminha pessoas com deficiência a vagas de emprego

Multirão da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. - Na imagem, Serena Mello.Curitiba, 03/05/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS



A Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba realizou um Mutirão de Empregabilidade, nesta sexta-feira (3/5), em sua sede no bairro Cristo Rei. Cerca de 80 pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) tiveram acesso a 386 vagas de emprego em diversas áreas.

Os candidatos puderam se inscrever para vagas e atualizar o cadastro no posto do Sine que funciona na assessoria. Também receberam dicas para elaboração de currículo, entrevista de emprego e orientação vocacional. Os candidatos que condiziam com o perfil das vagas saíam com encaminhamentos para entrevistas de emprego.

Lucas Santos tem Transtorno do Espectro Autista e foi ao mutirão em busca do primeiro emprego. Ele foi indicado a uma vaga de estoquista em um mercado da cidade. “Estou feliz com a nova oportunidade e espero conseguir o emprego”, afirmou.

O pedagogo Rodrigo Zamella tem deficiência auditiva e mora há pouco tempo em Curitiba. Com auxílio de um intérprete da Central de Libras da assessoria, ele contou que foi bem-acolhido e renovou a esperança de encontrar uma oportunidade de trabalho em pedagogia.

Já a estudante Serena Mello, deficiente auditiva, foi até o local em busca de orientação profissional. Ela começou dois cursos universitários, mas desistiu, por não ter certeza de qual seria o melhor caminho profissional.

“Muitas pessoas chegam com dúvidas sobre a carreira, até pela dificuldade que encontram em colocação no mercado. Aqui também podemos orientá-los”, comenta a psicóloga Sara Vieira, que prestou atendimento vocacional durante o mutirão.

Denise Moraes, coordenadora da Assessoria da Pessoa com Deficiência, conta que uma das dificuldades para promoção de empregos é entrar em contato com os candidatos. Por isso é importantes a atualização do cadastro do Sine.

Ela lembra, ainda, que existe um núcleo de inclusão profissional para o atendimento das pessoas com deficiência na sede da Assessoria. Para mais informações basta ligar para 3221 2262.Carla Vargas Giusti tem deficiência física, já trabalha como auxiliar administrativa por quatro horas, à tarde, e foi até o mutirão para encontrar uma oportunidade para o período da manhã.

“Em uma das dinâmicas falamos das nossas dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Gostei muito desta iniciativa”, afirmou a candidata. A atividade proposta faz parte do programa Mobiliza - da Superintendência do Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS).

Um painel com panorama do mercado de trabalho, produzido em conjunto com os candidatos, será apresentado para empregadores e pessoas que compõem a Câmera de Inclusão no Mundo do Trabalho promovida pela Assessoria, com intuito de sensibilizá-los e propor alternativas para a inclusão.

A Câmera de Inclusão será realizada no dia 30 de maio na Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.



 Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Rua Schiller, 159, Cristo Rei
Informações: 3221 2262
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.