Getting your Trinity Audio player ready...

Boca Maldita recebe ações de prevenção ao uso de drogas


Ação da Semana Municipal de Prevenção às Drogas. Curitiba, 25/06/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS


SMCS

A Boca Maldita volta a receber atividades interativas da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas nesta quarta-feira (26/6). Das 10h às 18h, quem passar pelo calçadão da Rua XV de Novembro pode receber orientações sobre o tema.


São feitas abordagens com panfletos e atividades de recreação para crianças. A Semana de Prevenção é uma iniciativa da Secretaria da Defesa Social e Trânsito e tem como objetivo chamar a atenção do público para o assunto, além de debater estratégias para enfrentar o problema.

Este é o segundo dia de atividades na Boca Maldita. Na terça-feira (25/6), as crianças foram atraídas pela pintura facial e esculturas de balões feitas nas tendas do evento, onde também acontece a distribuição de material lúdico, como histórias em quadrinhos.

O autônomo Gabriel Silva, de 27 anos, levou o filho de três anos na tenda de pintura. “É muito importante abordar o assunto desde cedo, pois está evidente na sociedade. Trabalhar a prevenção ao uso de drogas é essencial, por isso decidimos parar”, conta ele.

A dona de casa Ivonete Barbosa, de 57 anos, foi atraída pelas informações repassadas pela equipe do Departamento de Políticas Sobre Drogas. “Eu vi no evento a oportunidade de receber a informação para passar aos jovens da minha igreja, pois nas comunidades o assunto prevenção geralmente não é comentado, mas é necessário.”

Formas de tratamento
Representantes da Secretaria Municipal da Saúde prestam atendimento à população sobre os tratamentos disponíveis para enfrentar as dificuldades provocadas pelo uso de drogas.

Psicoterapeuta em uma clínica particular de Curitiba, Walter Jaworski, 65 anos, parou para conversar com as assistentes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Ele contou que, na clínica, dependentes químicos sem condições de arcar com os custos do tratamento procuram pelos serviços e que parou para buscar informações referentes a programas gratuitos que possam auxiliá-los.

“Esta ação vinculada à Prefeitura é um meio de direcionamento para essas pessoas que procuram ajuda em clínica particular e não têm condições de pagar por um tratamento.  É um meio de ajudar quem precisa”, afirma.

Projeto Intervidas
Além das tendas de informação e recreação, o ônibus do projeto Intervidas estava na Boca Maldita. O ônibus oferece jogos interativos, atividades de desenho e pintura e exibição de filmes para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Intervidas também busca inserir essas pessoas nos serviços públicos municipais, com possibilidade de encaminhamentos para Centros de Atenção Psicossocial (Caps), unidades de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros POP. Caso tenha interesse, o participante também pode ser direcionado para serviços de acolhimento noturno oferecidos pela Prefeitura.

As atividades da Semana Municipal de Prevenção vão até sábado (29/9). Confira aqui as ações que serão desenvolvidas até lá.
©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.