![]() |
SMCS |
As equipes de manejo da arborização dos parques e das praças da Prefeitura chegaram nesta semana ao Bosque Túlio Vargas, no bairro Campo Comprido. Além da remoção de árvores exóticas, está previsto o reflorestamento do local com árvores nativas.
O replantio já começou e acontece em paralelo à remoção. Serão retiradas 12 árvores, entre elas eucaliptos e cedros europeus, que vem sofrendo danos por causa das chuvas, incidência de raios e ventos fortes. Na última tempestade em Curitiba, no final de maio, quatro árvores caíram no bosque.
Frequentadora diária do local, a atendente Elizabeth Módena Bragante está ansiosa pelo resultado. “Eu vejo que aqui está sempre bem cuidado, com a grama aparada. Só deve melhorar com esse trabalho de plantio de novas árvores”, prevê.
O diretor de Parques e Praças, Jean Brasil, lembra que as espécies nativas só trazem vantagens. “Elas são próprias para o solo e para o clima, oferecem alimento, abrigo e água pra a fauna silvestre”, conta.
Nos últimos dois anos, cerca de 250 mudas foram plantadas e a previsão é de mais mil plantios, com ênfase em araucárias. Já fazem parte do bosque espécies como pitangas, araçás, ipês amarelos, sibipirunas, dedaleiros, ervas-mate e jerivás.
Trabalho amplo
Os serviços de poda, retirada de ervas-de-passarinho e remoção de árvores desvitalizadas segue em andamento no Passeio Público – em paralelo à revitalização do parque mais antigo e central da cidade.
O manejo de arborização já foi finalizado no Parque Náutico, no Bosque Jardim Centauro (Uberaba) e nas praças Eufrásio Correia, Nossa Senhora da Salete e dos Eucaliptos. As equipes atendem também situações pontuais de parques e praças e solicitações via Central 156.