Muita música e apresentações culturais, brincadeiras, flores, bolo, pipoca e algodão doce animaram a festa de 23 anos da Rua da Cidadania da Fazendinha/Portão, nesta sexta-feira (5/7).
“Sonhei e criei as Ruas da Cidadania em Curitiba, e hoje estou emocionado ao ver que 23 anos depois esse lugar esteja tão florido, bonito e bem usado pelo nosso povo”, disse o prefeito Rafael Greca.
O prefeito também anunciou melhorias para o terminal de transporte coletivo ao lado da Rua da Cidadania. “Conseguimos aprovar recursos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e com isso eu também quero reformar esse terminal”, destacou Greca.
A programação do aniversário durou a manhã toda e aconteceu no Ônibus Palco, que ficou estacionado na quadra esportiva, ao lado do terminal. No palco do veículo adaptado se apresentaram a banda curitibana Clan Mac Norse, de música nórdica, folk e medieval, e o grupo Curitando, com a participação de crianças.
As amigas Consuelo Jungls e Nair Bueno estiveram na inauguração da Rua da Cidadania em 1996 e fizeram questão de participar da festa de 23 anos.
“Foi a melhor coisa que aconteceu para os moradores da região. Um lugar cheio de atividades pra gente fazer e onde encontramos amigos”, disse Consuelo Jungls.
Por mês, a Rua da Cidadania da Fazendinha/Portão faz cerca de 34 mil atendimentos. Lá são disponibilizados serviços municipais e atividades culturais, esportivas e de lazer como a ginastica artística, o projeto Musicar, de musicalização infantojuvenil, futebol, entre outros.
Com 97 anos e muita energia, Jati Efroy Eloy frequenta as aulas de musculação na academia da Rua da Cidadania. “Venho todas as terças e quintas, nunca falto, e hoje vim participar da festa”, disse ela.
As celebrações do aniversário da Rua da Cidadania tiveram participação de integrantes do Lar Dona Nenê, do Grupo de Idosos do Centro Arthur Bernardes, Projeto Vida Melhor e da Escola Educacional Evangélica, além de grupos de dança da região.
Compareceram o vice-prefeito Eduardo Pimentel, os secretários municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, e de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, e os vereadores Beto Moraes, Mauro Bobato, Edson do Parolin e Oscalino do Povo.
O administrador da Regional Portão, Gerson Gunha, entregou uma lembrança ao prefeito: uma foto da Rua da Cidadania iluminada pelo pôr do sol. “Esse lugar ilumina a vida de milhares de curitibanos e esperamos que tenha vida longa”, disse Gunha.
Coleta de lixo eletrônico começa no Portão
A sexta-feira também marcou o início de um novo serviço dentro da Rua da Cidadania. A coleta de lixo eletrônico, que será feita toda as primeiras sextas-feiras do mês.
“A Rua da Cidadania, que já tem feira de artesanato e de gastronomia, Armazém da Família e Sacolão, passa a contar com esse novo serviço”, destacou Gunha.
Na área da Regional Portão vivem perto de 200 mil pessoas, segundo estimativa populacional de 2017. Nove bairros fazem parte dessa administração regional da Prefeitura: Água Verde, Portão, Fazendinha, Guaíra, Santa Quitéria, Vila Izabel, Parolin, Campo Comprido e Seminário.