Getting your Trinity Audio player ready...

Empresárias brasileiras visitam Paris para se reconectarem com seu lado feminino




    Sheila Sampaio, sócia da Sonata BrasilRFI

    Na esteira do empoderamento feminino, têm se multiplicado os programas de formações e ferramentas para ajudar as mulheres a se posicionarem no mercado. Uma empresa brasileira decidiu acompanhar um grupo de empresárias até Paris para conhecerem de perto e se inspirarem de histórias de mulheres de sucesso, mas também desfrutarem da capital francesa, “a mais feminina das cidades”, segundo as organizadoras do projeto.

    Um grupo de 27 empresárias brasileiras está nesse momento passando uma semana em Paris. Longe do turismo habitual, a viagem, organizada pela empresa de formação Sonata Brasil, é apresentada como um programa de autoconhecimento.

    “São mulheres que optam por se empoderar e investir nas suas carreiras. Líderes executivas, empresárias, profissionais autônomas, e pessoas que já tem as suas carreiras consolidadas no mercado, já têm as suas formações, muitas com pós-graduação e mestrados, e vêm buscar algo mais”, explica Sheila Sampaio, uma das sócias da Sonata Brasil, que acompanha o grupo em Paris.

    “Queremos trazer as mulheres para se reconectarem com seu lado feminino que, muitas vezes, elas deixam de lado. Nada melhor do que Paris que, das grandes cidades, é a mais feminina no mundo e berço de grandes mulheres, como Edith Piaf, Marie Curie, Veuve Clicquot e tantas outras”, continua Sheila, que dirige a empresa junto com as fundadoras Soraia Schutel e Natalia Leite.

    Concretamente, o programa, que as idealizadoras definem como “experiencial” e diferente de uma sessão de coach, como as que estão na moda atualmente, é formado por visitas, que vão de caves de champanhes e hotéis de luxo a jardins históricos, como os de Claude Monet em Giverny, ou ainda monumentos, como o Palácio de Versalhes. Apesar dos ares de passeio turístico, as organizadoras garantem que há uma dimensão prática, como visitas de ateliês e empresas como a marca de perfumes Fragonard, “liderada por mulheres, para nos inspirarmos nessa história e para que elas encontrem a sua essência”, pontua Sheila.

    Segundo ela, as participantes deixam a cidade “inspiradas subjetivamente pela beleza da cidade, mas também pela história dessas mulheres e a força do que elas viveram”. O objetivo principal, insiste Sheila, é que “tudo o que elas estão investindo de tempo e de energia aqui surta resultado nos negócios quando voltarem para o Brasil”.

    Assista o vídeo.
    ©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
    Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.