O prefeito Rafael Greca recebeu nesta quinta-feira (5/9), na Prefeitura, seis atletas e dois técnicos curitibanos medalhistas nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos em Lima, no Peru.
Compareceram Anderson dos Santos e Daniel Silva, ouro na equipe de Vôlei Sentado; Carolyne Pedro, bronze com a equipe brasileira de Ginástica Artística, e sua técnica, Iryna Yashenko; Rodrigo Martins, técnico da equipe brasileira paralímpica de Taekwondo, vencedora da medalha de ouro; Sérgio Vida, prata e bronze no Para-tiro esportivo; Tisbe Silva, bronze na Para-Natação; e Vitor Tavares, ouro no Para-Badminton.
Neste ano, Curitiba teve 19 representantes nos dois jogos - 17 atletas e paratletas e dois técnicos. Todos beneficiados pela Lei do Incentivo ao Esporte do município.
“Gostaria de manifestar a minha felicidade e pedir que vocês compartilhem esse conhecimento e a alegria da vitória com as crianças, demonstrando que o esporte proporciona, além de uma vida saudável, a possibilidade de grandes conquistas, como ter esta medalha linda no peito”, disse o prefeito Rafael Greca.
O time brasileiro nos Pan-Americanos de Lima era composto por 487 atletas. No Parapan-Americano, a equipe do Brasil teve 337 paratletas, em 16 modalidades, e ficou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas.
Para Iryna Yashenko, nascida na Ucrânia, mas curitibana de coração, Curitiba é a melhor cidade do mundo. Ela é técnica de Carolyne Pedro, medalhista de bronze com a equipe de Ginástica Artística. “As meninas treinam em dois períodos, é bem puxado, mas elas são muito dedicadas”, disse a professora, que já participou de cinco Pan-Americanos, sempre trazendo medalhas.
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, participou do encontro com os atletas.
Medalhas curitibanas no Pan-Americano: um ouro, duas pratas e cinco bronzes
Medalhas curitibanas no Parapan-Americano: quatro ouros, três pratas e três bronzes