A Sanepar e o Grupo Condor assinaram nesta sexta-feira (18), no Palácio Iguaçu, um convênio que permite a instalação de totens da companhia de saneamento para pagamento de contas em todas as unidades da rede. Cada totem oferece cerca de 15 serviços, como emissão de segunda via, consulta do histórico, documentação necessária para adesão à tarifa social e atualização de dados cadastrais. A assinatura contou com a presença do vice-governador Darci Piana.
Os primeiros totens serão instalados ainda em outubro no bairro Pinheirinho, em Curitiba, e na unidade de Ponta Grossa. Ao longo do próximo ano a Sanepar poderá fazer a instalação dos totens nos demais 46 super e hipermercados do grupo, que estão localizados em 17 cidades do Estado, conforme a demanda.
O presidente da Sanepar, Claudio Stabile, disse que o objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. “A medida garante comodidade, facilidade e segurança. O apoio da rede paranaense permite o pagamento das contas e acesso a diversos outros itens. Os usuários ainda contarão com estacionamento e possibilidade de pagamento fora do horário comercial”, afirmou.
O vice-governador Darci Piana disse que a iniciativa demonstra a força das parcerias entre o Governo e as empresas estatais com a iniciativa privada. “Esse convênio favorece a população, facilita a vida das pessoas, até pelo horário de funcionamento estendido dos estabelecimentos da rede”, comentou.
A medida pode alcançar um universo de 50 milhões de clientes por ano, segundo Wanclei Said, diretor administrativo do Grupo Condor. “É uma iniciativa pública que a rede recebe de braços abertos. Isso trará benefícios para a sociedade. Nossos clientes visitam o Condor em média quatro vezes por mês, então vai facilitar ainda mais o acesso aos serviços da Sanepar”, complementou.
TOTENS - A Sanepar já disponibiliza 100 totens em 76 municípios do Paraná e um em Santa Catarina (Porto União). Desde maio de 2018 foram mais de 475 mil consultas de débitos, cerca de 320 mil emissões de segunda via da conta e 125 mil faturas pagas.
A companhia também instalará totens em terminais de ônibus urbanos em Curitiba e Região Metropolitana (Centenário e Fazenda Rio Grande). “É um equipamento intuitivo, de fácil manuseio e que possibilita acesso de todas as pessoas. Na medida em que for se consolidando, teremos totens em todo o Paraná”, disse o presidente da Sanepar.
Cada totem oferece os seguintes serviços: consulta de débitos pendentes; pagamento de contas de água ou contas serviço por meio de cartão de débito das bandeiras Mastercard, Visa ou Elo; emissão de segunda via de contas de água e contas serviço; histórico de consumo; histórico de pagamentos efetuados; consulta de falta d'água e possibilidade de solicitar verificação.
Também há disponibilidade de consulta para informações diversas como documentos necessários para adesão a tarifa social; documentos necessários para solicitar nova ligação; documentos necessários para solicitar corte e religação; dicas de economia de água; como aderir ao débito automático; tarifas e limpeza de caixa d'água. O usuário ainda poderá solicitar conserto de cavalete, entrega alternativa de conta, serviço de verificação da qualidade da água e atualizar alguns dados cadastrais.
Elerian do Rocio Zanetti, diretor comercial da Sanepar, disse que o intuito da empresa é de ampliar a rede de totens para farmácias e outros estabelecimentos comerciais. “O entendimento é de que quem deve receber os benefícios é a nossa população. Esperamos em breve aumentar o número de totens para alcançar mais pessoas”, complementou.
GRUPO CONDOR - O Grupo Condor possui 51 lojas, entre super e hipermercados, em 17 cidades do Paraná (Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Campos Gerais e Norte), e em Santa Catarina, nas cidades de Joinville, Mafra e Jaraguá do Sul. A rede tem mais de 13 mil colaboradores.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na assinatura o gerente-geral da Sanepar para a Região Metropolitana de Curitiba, Antônio Carlos Gerardi; a gerente comercial da Sanepar, Celmari Vicintin Bonin; e os advogados Thiago Fuzinelli e Marcos Cabulon, representantes do Grupo Condor.