Professores e alunos de quatro escolas municipais da Regional Matriz caíram no samba nesta terça-feira (18/2), no ginásio de esportes da Praça Oswaldo Cruz. Embalados pelo som da cuíca, cavaquinho, trompete, tambor e violão, eles tiveram uma Aula de Iniciação ao Samba.
Foto: Hully Paiva/SMCS
Em uma peça teatral especialmente montada para a época, atores e músicos do Conservatório de MPB contaram um pouco da história do samba, o gênero musical que mais reflete a cultura popular brasileira.
“O samba tem nossa alma brasileira e está presente em todos os cantos do nosso País", disse Greca. "Venham para a Marechal Deodoro neste sábado e domingo aproveitar o carnaval com as famílias de Curitiba”, convidou o prefeito, que também participou da aula de samba.
Organizada pela Fundação Cultural de Curitiba, a peça apresentou aos alunos das escolas municipais Batel, Vila Torres, Professora Noely Simone d’ Ávila e Professor Brandão compositores como Noel Rosa, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Martinho da Vila, Cartola e o curitibano Lápis (Palminor Rodrigues Ferreira).
“Maravilhosa essa aula e de uma importância enorme para nos ajudar a preservar a cultura popular”, disse Viviane Farias, professora da escola Professor Brandão.
O Curitibinha, personagem que representa as crianças da cidade, também participou da festa. A presença do cortejo real do Carnaval de Curitiba, formado pelo rei Momo, Felipe Júnior Oliveira de Souza Frausino, a rainha Jéssica de Almeida Barbosa e as princesas Joyce Kelly Alves Ramiro dos Santos e Edna dos Santos Souza deixou ainda mais animada a aula.
Na Regional Matriz participaram da aula a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro, e a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, além do administrador da regional, Dirceu de Mattos.
Próximas regionais a receber a Aula de Iniciação ao Samba
Dia 19/2 – Portão (10h30) e Santa Felicidade (15h)
Dia 20/2 – Boqueirão (10h30) e Cajuru (15h)
Dia 21 – Pinheirinho (10h30) e Bairro Novo (15h)
As apresentações serão nas Ruas da Cidadania