Os servidores municipais, os aposentados e os pensionistas da Prefeitura de Curitiba receberão antecipadamente a primeira parcela do 13º salário no dia 8 de abril, antes da Páscoa. A medida foi anunciada pelo prefeito Rafael Greca, que decidiu garantir parte do 13º devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).
"O pagamento desta parte do benefício tem o objetivo de tranquilizar os servidores e fomentar a economia da cidade neste momento de pandemia. A medida beneficiará 48 mil pessoas, muitos e muitas chefes de família", diz o prefeito Rafael Greca. O valor total será de aproximadamente R$ 127,6 milhões.
Cada um receberá o equivalente a 50% do seu salário, no caso dos servidores que estão na ativa, ou do benefício, se for aposentado ou pensionista.
A Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal alerta que nesta parcela do 13º não haverá os descontos, ou seja, o valor será maior que a segunda parte do 13º salário. Os descontos serão debitados na segunda parcela a ser paga no fim do ano.
Historicamente, a Prefeitura costuma antecipar o pagamento desta primeira parcela para o mês de junho. A antecipação ainda maior só é possível porque a Prefeitura tem mantido o equilíbrio das contas do Município, desde o Plano de Recuperação de Curitiba, adotado em 2017 pela administração municipal.