LONDRES (Reuters) - Uma combinação tripla de medicamentos antivirais ajudou a aliviar os sintomas em pacientes com infecção leve a moderada por Covid-19 e reduziu rapidamente a quantidade de vírus em seus corpos, segundo resultados de um pequeno teste em Hong Kong.
Foto: REUTERS/Vitaly Nevar
Cientistas trabalham no enfrentamento ao coronavirus. 1/4/2020
O teste, que envolveu 127 pacientes, comparou aqueles que receberam o medicamento combinado - composto pelo remédio para HIV lopinavir – ritonavir, o de hepatite ribavirina e o tratamento para esclerose múltipla interferon beta - com um grupo de controle que recebeu apenas o medicamento para HIV.
As descobertas, publicadas na revista médica Lancet, mostraram que, em média, as pessoas que receberam o medicamento triplo alcançaram o ponto de nenhum vírus detectável cinco dias antes do que as do grupo de controle - 7 dias versus 12 dias.
“Nosso teste demonstra que o tratamento precoce de Covid-19 leve a moderada com uma combinação tripla de medicamentos antivirais pode suprimir rapidamente a quantidade de vírus no corpo do paciente, aliviar os sintomas e reduzir o risco para os profissionais de saúde”, disse Kwok- Yung Yuen, professor da Universidade de Hong Kong que co-liderou a pesquisa.
Ele afirmou que o menor risco para os profissionais de saúde ocorre devido ao efeito da droga combinada na redução do ‘derramamento viral’ - que é quando o vírus é detectável e potencialmente transmissível.
Segundo Kowk-Yung Yuen, a descoberta é encorajadoras, mas o efeito da droga tripla precisa ser testado em um número maior de pacientes e em pessoas com casos mais graves de Covid-19.