Junho é o mês dedicado à prevenção ao uso de drogas em Curitiba. A Prefeitura intensificou as ações informativas sobre o tema com atividades on-line, como lives e vídeos em redes sociais. O objetivo é respeitar as restrições de distanciamento social impostas pela pandemia da covid-19.
Gilherme Rangel de Melo Alberto. Foto: Divulgação
“Este ano, usaremos plataformas digitais da Prefeitura para atingir as pessoas, mostrando a relevância do combate ao uso e ao tráfico de drogas”, destaca o Secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
Também conhecida como Junho Branco, a programação mensal foi incluída no ano passado no calendário oficial do município e é organizada pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito, por meio do Departamento de Política Sobre Drogas. Tem como objetivo a prevenção e conscientização sobre o uso de drogas, visando fomentar e viabilizar diálogos em todas as esferas da sociedade.
Live com Shogun
Nesta terça-feira (9/6), a partir das 19h, o secretário fará uma live em seu Instagram (@del.guilhermerangel) com o lutador de MMA Maurício Shogun, em que vão falar sobre a importância do esporte na prevenção do uso de drogas e relembrar a trajetória do atleta.
Atualmente, professores do Instituto Shogun dão aulas em projetos municipais, como o de defesa pessoal para mulheres, e em núcleos esportivos.
Outras ações
Desde o início do mês, os curitibanos podem assistir nas redes sociais da Prefeitura vídeos com informações sobre prevenção, tratamento, reinserção social e repressão ao uso de drogas.
Além disso, banners e folders informativos foram entregues nas dez administrações regionais da cidade. O material ficará em exposição com dicas aos pais de alguns potenciais sinais de mudança no comportamento de seus filhos.
Na mídia que circula dentro dos ônibus e nas redes sociais da Prefeitura também essa informação será veiculada.
Cristiano de Bastiani. Foto: Divulgação
Foco na infância
O diretor do Departamento de Política Sobre Drogas, Cristiano de Bastiani, destaca que todo esse esforço é realizado para que a população tenha acesso a informação confiável. Ele reforça que a prevenção às drogas começa com as crianças e destaca a importância de terem atividades para seu desenvolvimento.
“Investir em esporte, cultura e lazer ajudam muito a manter os jovens longe de ambientes que poderiam levá-los a drogas, principalmente por reforçar suas habilidades de vida”, indica Bastiani.
O Departamento de Política Sobre Drogas criou a revistinha Se Liga Nas Redes, que leva as crianças a refletirem sobre suas escolhas. O material é distribuído nas ações do Departamento, temporariamente suspensas pela pandemia.