Em reunião com representantes de 20 setores econômicos e da sociedade civil, a Prefeitura de Curitiba cobrou maior participação das entidades para que os locais de circulação de pessoas respeitem as medidas dos protocolos sanitários contra a covid-19.
Na medida em que a maior parte da população mantenha o distanciamento social nos locais públicos, use máscara e álcool em gel e evite aglomerações, a curva de crescimento dos casos tende a ser revertida – evitando a necessidade de medidas mais restritivas de circulação de pessoas.
“Não adianta o poder público fazer a sua parte se não houver mais colaboração de todos”, destacou o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, no encontro. “A pandemia ainda vai longe; é preciso haver conscientização geral sobre a necessidade de se cumprirem as regras sanitárias.”
Jamur destacou que nos últimos dias é visível que estabelecimentos deixaram de lado, por exemplo, o distanciamento entre mesas e cadeiras, entre outras práticas sanitárias que vinham sendo respeitadas.
A Prefeitura também está intensificando a fiscalização e orientação na cidade
A secretária Márcia Huçulak destacou que o cenário da pandemia inspira cuidados e está sendo monitorado permanentemente. O número de casos da doença está subindo. Houve reforço na rede de saúde, de maneira que se garanta atendimento a todos que necessitaram.
Boa parte dos novos casos está concentrada na população mais jovem (entre 19 e 49 anos), que apresenta sintomas mais amenos da doença e necessita menos internação. Essa faixa etária é também vem circulando de maneira mais intensa pela cidade.
Representantes presentes à reunião receberam bem a orientação do município e se comprometeram a reforçar os protocolos junto a seus associados.