O objetivo da publicação é divulgar a presença negra em Curitiba e seus desdobramentos sociais desde antes da Abolição da Escravatura, com a participação dos negros ao lado dos oficiais e soldados livres na Guerra do Paraguai e na construção da Catedral de Curitiba. A obra também trata do associativismo negro - inclusive liderado por mulheres - a partir da fundação da Associação 13 de Maio.
Dos traços aos trajetos foi o projeto vencedor do edital sobre Pesquisa Urbana, lançado em 2018 pela Fundação Cultural. Dele resultaram nove artigos assinados por sete pesquisadores e ilustrado com fotografias, ilustrações e mapas de época e dos personagens que ajudaram a escrever a história e o perfil étnico da cidade.
A partir de agora, 80%dos mil exemplares impressos serão distribuídos pela Fundação Cultural às bibliotecas municipais de Curitiba (Faróis do Saber e Casas da Leitura) e de cidades do interior, Biblioteca Pública do Paraná (gerida pelo governo estadual) e também para a Biblioteca Nacional. O restante será destinado pela titular do projeto, Brenda Santos.