CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco aparentemente acrescentou sua reprovação a um presépio pouco ortodoxo montado na praça de São Pedro, neste domingo, ao direcionar visitantes a exibições mais tradicionais nas proximidades.
Em sua mais recente benção dominical e discurso antes do Natal, Francisco também afirmou que o dia sagrado que marca o nascimento de Jesus foi “sequestrado” pelo consumismo.Falando da sua janela para a praça, Francisco duas vezes pediu que as pessoas visitassem uma exibição debaixo da colunata da praça, onde estão 100 pequenos presépios tradicionais.
Não fez menção ao presépio principal montado no centro da praça, formado por estátuas que incluem um astronauta e um personagem parecido com Darth Vader, de Star Wars.O presépio recebeu críticas contundentes da mídia e dos visitantes, muitos dos quais expressaram emoções que foram de confusão a desprezo.
Em seu discurso, Francisco também alertou contra o “frenético” consumismo durante a temporada de Natal, pedindo que as pessoas se lembrem daqueles que não têm nada.
“O consumismo sequestrou o Natal de nós”, disse. “Não há consumismo na manjedoura de Belém. O que há é realidade, pobreza e amor”.