Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná aprovou o projeto de restauro elaborado em parceria com a Uniuv
Por: Ricardo Kasburg Philippsen
A edificação do Heimat Museum, antiga sede da Fazenda Cancela, tombada como patrimônio histórico do Estado do Paraná desde 1989, teve seu projeto aprovado pela Coordenação do Patrimônio Histórico e poderá dar início às obras de restauro.
O que chama a atenção sobre a elaboração do projeto é a forma como ela aconteceu. Viabilizado através da cooperação de diversas pessoas que se envolveram de forma solidária, a ação é, sem dúvidas, um exemplo de solução criativa a ser seguido. O projeto
arquitetônico de restauro foi elaborado por meio de uma parceria entre a Associação Comunitária dos Moradores Proprietários de Witmarsum (ACMPW) e a Universidade de União da Vitória (Uniuv), que, por meio de seu escritório modelo de arquitetura, destinou
professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo para desenvolver esse relevante trabalho, sem a cobrança de honorários. Além disso, os restaurantes locais colaboraram se revezando para fornecer a alimentação da equipe durante todo o trabalho de campo.
Para o efetivo início das obras, o Heimat Museum está em busca de empresas para apoiar o projeto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A expectativa é poder dar início aos trabalhos no ano de 2021.
Esta ação faz parte do Plano bianual de atividades 2019/2020 Heimat Museum, PRONAC 184587, realizado pela Associação dos Moradores Proprietários de Witmarsum e conta com o apoio das empresas Caminhos do Paraná, Engie, Unimed, Uniuv (Universidade de União da Vitória), Huhtamaki e a Cooperativa Witmarsum.