Fala Curitiba
Fala Curitiba tem engajamento de lideranças de Santa Felicidade
Lideranças comunitárias, empresariais, presidentes de associações de moradores e de clubes de serviços da Regional de Santa Felicidade vão colaborar na divulgação e incentivo a participação dos moradores no programa Fala Curitiba.
A adesão do grupo aconteceu após um encontro virtual promovido no fim da tarde de quinta-feira (11/3) pela equipe da Administração Regional em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
“Vocês são exemplos de engajamento social junto ao trabalho que a gestão do prefeito Rafael Greca quer desenvolver a partir do que os cidadãos apresentam como prioridade para seus bairros”, disse a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.
O Fala Curitiba é o programa de consultas da Prefeitura, em que a população é convidada a indicar os temas prioritários para a composição das leis de orçamento da cidade.
Fala Curitiba on-line começa a ouvir a população na segunda-feira
Devido à pandemia, que impede os encontros presenciais, a votação será online pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br, por formulários disponíveis nas regionais ou pelo aplicativo de mensagens whatsapp, no número 998762903.
Conquistas
São exemplos das conquistas garantidas a partir da participação dos moradores no Fala Curitiba o conjunto semafórico instalado na Avenida Toaldo Túlio na confluência das ruas José Risseto e Boltolo Paulin, em Santa Felicidade, a construção da quadra coberta na Escola Municipal Walter Hoerner, no Mossunguê, e as obras para a contenção de enchentes na Rua Nabal Guimarães Barreto, no Orleans, onde foi implantada nova galeria para recolher a água da chuva
Com experiência na participação das consultas públicas, Regina Saraceni, presidente da Associação de Associação de Moradores do Conjunto Veneza, presente ao encontro virtual, já tem até grupo organizado nas redes sociais para discutir com a comunidade a próxima demanda que será apresentada no programa: a obra de realinhamento da curva da Rua João Azolin na confluência com a Rua Nicolau José Gravina.
“A pandemia complicou tudo, mas sinto uma boa interação com a Regional Santa Felicidade em nos informar e facilitar a mobilização para mais esse desafio em prol das reivindicações coletivas da comunidade”, diz Regina.
Para Fernando Mauricio Signorini, da Associação de Moradores e Empresários Vista Alegre/Mercês, que também participou da reunião, o Fala Curitiba é um processo de inovação participativa que gera resultados e comprometimento das pessoas e faz do cidadão um agente modificador do local onde vive.
Canais disponíveis
A consulta pública deste ano começou em 1 de março e vai até dia 31 de março com a votação online. Com os canais disponíveis o voto pode ser registrado usando computadores e smartphones ou por meio de formulários disponíveis para preenchimento manual.
Os formulários estarão disponíveis na Administração Regional, na Rua da Cidadania Santa Felicidade (Santa Bertilla Boscardin, 213) ou nas sedes das associações de moradores. Também será possível votar pelo aplicativo whatsapp
Quatro edições
Criado em 2017, o Fala Curitiba somou em quatro edições mais de 45 mil participações, com a participação de 19.753 pessoas. As sugestões feitas pela população direcionam as áreas que o município deve concentrar esforços.