Sessão da Comissão sobre População e Desenvolvimento começou esta segunda-feira, em Nova Iorque; em todo o mundo, havia 690 milhões de subnutridos mesmo antes da Covid-19; mas a crise pode ter elevado este número entre 83 milhões e 132 de milhões a mais.
A 54ª sessão da Comissão sobre População e Desenvolvimento da ONU foi aberta em Nova Iorque na segunda-feira. “População, segurança alimentar, nutrição e desenvolvimento sustentável” é o tema deste ano.
O encontro analisa como o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, Icpd na sigla em inglês, pode ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.
Desenvolvimento
O embaixador de Burkina Fasso, Yemadaogo Eric Tiare, preside a Comissão este ano. Participaram do evento, a diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, Natalia Kanem, e o diretor da Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Desa, John Wilmoth,
Natalia Kanem pediu que “não haja obstáculos a um grande consenso de que a segurança alimentar e a nutrição sustentam todos os ODSs e são essenciais para a dignidade e o bem-estar humanos.”
Antes da pandemia, o mundo tinha 690 milhões de pessoas subnutridas, mas com a crise da Covid-19, este número pode ter subido entre 83 milhões e 132 milhões a mais de pessoas.
Impacto
A chefe do Unfpa também destacou o impacto da pandemia de Covid-19, dizendo que as mulheres estão sendo mais afetadas. Para ela, a crise oferece lições de como reconstruir melhor para todos.
Em declarações à ONU News, a diretora do Escritório do Unfpa em Genebra, Mónica Ferro, lembrou que Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento foi aprovado em 1994 e estabelece várias prioridades.
“O Programa de Ação estabeleceu que os direitos, a saúde sexual reprodutiva, o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero eram fundamentais para o bem-estar das nações e das suas populações.
A sua implementação é chave também para a realização do desenvolvimento sustentável até 2030.
Vamos ouvir falar sobre como a insegurança alimentar e a má nutrição aumentaram durante a pandemia e isso veio provocar um ambiente mais tenso e exacerbar a violência com base no gênero e o casamento infantil.
A má nutrição tem também um impacto negativo sob as gravidezes e a saúde dos recém-nascidos comprometendo a saúde ao longo da vida.”
Encontro de Cúpula
A Icpd deve ajudar a preparar o Encontro de Cúpula dos Sistemas Alimentares, que o secretário-geral da ONU convocou para setembro.
Mais de 3 bilhões de pessoas, no mundo, não podem comprar alimentos para uma dieta saudável e nutritiva.
Mais de 20% das crianças menores de cinco anos têm problemas de desenvolvimento e 7% enfrentam desnutrição aguda.
Cerca de 6% dos menores de cinco anos e 39% dos adultos estão acima do peso.
Em todo o globo, apenas 19% das crianças com idade entre 6 e 23 meses comem uma dieta minimamente aceitável.
Segundo a ONU, dietas que não são saudáveis são a causa de mais mortes de adultos e de deficiências de pessoas que o uso do tabaco.
Fonte/ONUNews