A ginasta curitibana Bárbara Domingos, de 21 anos, começa nesta sexta-feira (11/6) a disputa por uma vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. A atleta, que é beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, tem grandes chances nas provas do Individual Geral de Ginástica Rítmica no Campeonato Pan-Americano de Ginástica, no Rio de Janeiro.
A competição acontece desta sexta-feira (11/6) até domingo (13/6), no Parque Olímpico. As provas terão transmissão ao vivo pelo site do Canal Olímpico do Brasil (www.canalolimpicodobrasil.com.br).
A atleta de Curitiba, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, vai estar acompanhada pela técnica da seleção brasileira, Marcia Naves, que coordena os treinamentos de Bárbara no Clube AGIR Ginástica Rítmica em Curitiba. A técnica e o clube também são beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.
Além de Bárbara, o Brasil terá na disputa do Individual Geral a ginasta Natália Gaudio (Vitoria - ES). As duas brasileiras vão brigar pela única vaga ainda disponível para o continente americano, sendo classificada a 1ª colocada com a soma das 4 provas (arco, bola, maças e fita), sem considerar a classificação das ginastas dos Estados Unidos, que já garantiram suas vagas.
O Brasil também briga pela vaga olímpica na prova do Conjunto, com as apresentações com Bolas pelas ginastas Deborah Medrado Barbosa, Maria Eduarda de Almeida Arakaki, Bárbara Vitória Urquiza Galvão, Beatriz Linhares da Silva e Geovanna Santos da Silva, e com Arcos e Maças de Deborah Medrado Barbosa, Maria Eduarda de Almeida Arakaki, Gabrielle Moraes da Silva, Beatriz Linhares da Silva e Geovanna Santos da Silva.
Paralímpiada
Curitiba também já garantiu a participação de cinco atletas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Todos são beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.
Estão confirmados os atletas Vitor Tavares, no badminton; Daniel Jorge da Silva e Anderson Rodrigues dos Santos da Seleção Brasileira de vôlei sentado, e a professora Mari Santilli, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e Adriana Azevedo, que vão disputar a Paralímpiada na canoagem.
Além dos atletas, Curitiba também enviará Rodrigo Ferla, técnico da seleção brasileira paralímpica de Parataekwondo.
Os Jogos Olímpicos serão disputados nos dias 23 de julho a 8 de agosto, e as Paralímpidas dos dias 24 de agosto a 5 de setembro.