Os primeiros cursos, palestras e aulas gravados no Estúdio do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública) estarão disponíveis a partir de setembro. Serão quatro cursos exclusivos para servidores e um aberto à população.
As inscrições devem ser feitas pelo Portal Aprendere e são gratuitas. As aulas serão disponibilizados na plataforma do ambiente virtual de aprendizagem do Imap.
Em pouco mais de dois meses de funcionamento, o estúdio do Imap produziu 110 horas de videoaulas e foi utilizado por dez secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba.
Cursos para servidores
Serão disponibilizados para servidores três importantes cursos, desenvolvidos integralmente no formato remoto. Um deles é o curso completo sobre o Sistema Único de Protocolos (SUP), dividido em oito módulos. O docente é o servidor Rubens Alves Goes Zampieri.
O segundo curso explora as técnicas de oratória, é destinado a quem quer aprender a falar em público. O docente é o servidor Jean Emmanuel Kulcheski. O terceiro curso é sobre gerenciamento de projetos, com a docente Deise Cristine Salomão Sace Bautzer.
Cursos para todos
Para a população, a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) preparou uma série de quatro módulos com o tema Alimentação e Técnicas de Plantio, para auxiliar no desenvolvimento de hortas e cultivo de hortaliças.
A proposta é que o participante consiga cultivar uma horta em casa e tenha acesso a alimentos frescos e de qualidade. Ele irá aprender a montar um canteiro, compreender a importância da adubação, conhecer técnicas de plantio e os cuidados pós-plantio. O docente é o servidor Wilians dos Santos Silva, da Unidade de Agricultura Urbana da SMSAN.
Além destes, há duas palestras disponíveis para toda a população: A inovação e os novos modelos de liderança; Planejamento estratégico municipal e as smartcities. Para se inscrever, basta clicar aqui. Depois de assistir, os alunos podem solicitar o certificado de participação. O docente é Sérgio Czajkowski Junior.
Outubro e novembro
Em outubro e novembro, outros cursos estão previstos para servidores: A nova lei de licitações e contratos administrativos; Excel Básico; Língua Brasileira de Sinais (Libras); Liderança Contemporânea; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“A nossa recomendação é para que os servidores acessem a plataforma Aprendere e acompanhem as atualizações. Com as possibilidades que o estúdio trouxe, queremos ampliar cada vez mais os conteúdos disponíveis para os servidores e para a população”, afirma Amanda Avancini Silva, responsável pela coordenação das atividades no local.
Além destes, será ofertado um curso em formato híbrido de brigadas de incêndio, que acontecerá até dezembro e contará com 12 horas de aulas teóricas, divididas em três módulos, e quatro horas de aulas práticas presenciais no campo de treinamento.
O curso de brigadas de incêndio é obrigatório por lei e será destinado aos servidores que são brigadistas em suas secretarias e órgãos, para que possam exercer sua atividade em situações emergenciais.
Os docentes são todos da Defesa Civil – os guardas municipais Pedro Rafael e Rodrigo Alípio e o coordenador, inspetor Nelson Ribeiro.
Como utilizar o estúdio
Para agendar o uso do estúdio do Imap, as secretarias e órgãos interessados precisam preparar um projeto de utilização do espaço com no mínimo 20 dias de antecedência e enviar para o e-mail eadimap@curitiba.pr.gov.br, para que a equipe técnica possa avaliar a proposta e preparar o espaço. Nos casos em que há a necessidade de contratação de docente, o prazo é maior e o estúdio pode ser liberado somente para uma data posterior aos 20 dias.
Depois, as secretarias podem agendar o dia e o horário pelo site do Imap. Basta selecionar o estúdio para consultar as datas disponíveis no mês.
A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) foi a que mais usufruiu do estúdio até agora e desenvolveu 38 horas de conteúdo. O Imap produziu outras 16 horas e a Secretaria da Defesa Social e Trânsito, 15.
Fonte: SMCS