AFP - SEBASTIEN BOZON
Joe Talbot, vocalista do grupo britânico Idles, durante show no festival Eurockeennes de Belfort, o leste da França, em 2019. |
A segunda parte do Balada Musical especial de fim de ano traz uma retrospectiva das melhores faixas que embalaram os ouvintes da RFI em 2021.
A jornalista Daniella Franco e o programador musical Hugo Casalinho apresentam os destaques do rock e da música brasileira neste ano.
Nossa retrospectiva rock começa no Reino Unido, com os britânicos do Idles, que lançaram o álbum "Crawler" no final deste ano. Também da terra da rainha, os garotos do Shame presentearam os fãs com o disco “Drunk Tank Pink”.
Os suecos do Viagra Boys não deixaram a desejar com “Welfare Jazz”, segundo álbum da banda. Já no rock francês o destaque é para "Paradigmes", o novo disco do grupo La Femme.
Entre as bandas formadas por mulheres, a escolha foi difícil: as artistas femininas dominaram as paradas do rock em 2021. Tivemos “New Long Leg”, da banda Dry Cleaning, “Comfort to Me”, da Amyl and the Sniffers, “Married”, do Kills Birds, “On All Four”, da Goat Girl e "Path of Wellness", um trabalho perfeccionista das veteranas do punk feminista Sleater-Kinney.
Da nova geração, selecionamos o álbum “If I Could Make It Go Quiet”, da norueguesa Marie Ulven Ringheim, que com apenas 22 anos conquistou a crítica europeia e está no line-up dos principais de música da Europa em 2022.
Música brasileira
Na segunda parte do Balada Musical, saberemos o que a RFI selecionou entre os sucessos do Brasil para embalar os ouvintes na França.
Entre os destaques, temos a faixa "Leoa", de Jairo Pereira, "Um mundo de cada vez", do rapper Rashid, "Cotidiano", de Rincon Sapiência, e "Fim de semana", uma parceria de Seu Jorge, Papatinho e Black Alien.
Para encerrar nossa retrospectiva de fim de ano em grande estilo, escolhemos "Refloresta", de Gilberto Gil, Gilsons e Bem Gil.
Aumente o som!
Balada Fim de Ano version larga fvx 14'18