Getting your Trinity Audio player ready...

Ruas do Bairro Novo, Umbará, e Sítio Cercado estão mais claras com nova iluminação

Ruas de bairros da região sul da cidade receberam novos equipamentos de iluminação pública e agora oferecem mais conforto visual e maior sensação de segurança aos moradores e comerciantes da região. Dentro da nova etapa do programa de modernização da iluminação pública da cidade – que ao longo dos próximos meses fará a substituição de quase 17 mil luminárias em diferentes vias – foram contempladas com novas luminárias em tecnologia LED, ruas do Bairro Novo, Umbará e Sítio Cercado.

Foto: Daniel Castellano / SMCS


São 546 novos pontos de luminárias nos três bairros que substituíram equipamentos de vapor de sódio e de vapor metálico de alta pressão pelas luminárias LED, que garantem menor consumo de energia e maior capacidade luminotécnica.


“Ficou como dia. A nova iluminação deixou a rua mais clara e os moradores felizes, a gente sente mais segurança e conforto. Luz é tudo”, comemora o comerciante José Rainério Moletta, proprietário da Panificadora do Néio, comércio tradicional da Rua Nicola Pellanda, uma das principais do bairro Umbará.


Umbará

A Rua Nicola Pellanda, que faz a ligação entre Curitiba e o município de Fazenda Rio Grande, recebeu 146 luminárias  LED de 150 watts (potência média), instaladas no trecho a partir da Rua Eduardo Pinto da Rocha até o limite com o município vizinho, substituindo equipamentos que estavam próximos ou já haviam ultrapassado o fim de sua vida útil.


Bairro Novo

Na Rua Celeste Tortato Gabardo, no Bairro Novo, outras 180 luminárias do mesmo modelo deixaram mais claros os caminhos dos moradores e das pessoas que circulam pela região. A substituição das luminárias LED aconteceu entre as ruas Tijucas do Sul e Uraruna. 


“São equipamentos que oferecem maior luminosidade e representam uma economia de mais de 50% do consumo de energia elétrica e vida útil superior, de cerca de 50 mil horas ou dez anos. Resultam em uma iluminação mais uniforme e com menos desperdícios”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas (Smop)


Sítio Cercado

Também está com nova iluminação a Rua Tijucas do Sul, no Sítio Cercado, onde foram instalados 220 pontos de novas luminárias em tecnologia LED, de 150 watts, no trecho compreendido desde a Rua Izaac Ferreira da Cruz até o limite do bairro, extensão em que a via recebe também as denominações de Guaçui e Filósofo Humberto Rhoden.


Os serviços foram executados sob a coordenação do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Rudolfo Runcos, engenheiro eletricista da Smop, destaca que a troca de luminárias pelo programa de modernização já alcançou 67.164 pontos de iluminação, o que representa mais de 40% do total dos pontos de iluminação pública de Curitiba.


“Ao longo dos próximos meses outras ruas com grande fluxo de veículos e pedestres, que fazem ligação entre bairros, são divisas com municípios vizinhos e rota do transporte público serão contempladas com nova iluminação”, diz Runcos.

Fonte: SMCS

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.