Getting your Trinity Audio player ready...

Nem seminário é poupado de saques e destruição em Vorzel, Ucrânia

"Eles tiraram quase tudo que pode ser vendido. De condicionadores de ar, máquinas de lavar, computadores, roteadores, equipamentos de cozinha… .. até os velhos tênis do padre reitor, com os quais ele amava correr", conta o bispo da Diocese de Kiev-Zhytomyr, Vitaliy Kryvytsky.

Imagem de Nossa Senhora jogada no chão pelos saqueadores russos 

Vatican News

"Roubaram tudo o que podia ser vendido: condicionadores de ar, máquinas de lavar, roteadores, computadores, até os tênis do padre reitor com os quais amava correr. E também alguns objetos sagrados, incluindo um cálice comemorativo da Santa Missa celebrada por João Paulo II em 2011".

O triste relado em seu perfil no facebook é do bispo da Diocese de Kiev-Zhytomyr, Vitaliy Kryvytskyi, onde descreve os saques dos militares russos no seminário católico de Vorzel.

“Dois dias quando voltamos ao nosso seminário em Vorzel. Sua aparência é triste, mas é gratificante que todos tenham sobrevivido. A evacuação era necessária.

O seminário sempre foi hospitaleiro, mas desta vez não foi tranquilo. Os saqueadores abriram o portão para entrar e não sair de mãos vazias.

Eles tiraram quase tudo que pode ser vendido. De condicionadores de ar, máquinas de lavar, computadores, roteadores, equipamentos de cozinha… .. até os velhos tênis do padre reitor, com os quais ele amava correr. É improvável que este último seja vendido (...). Outros padres e seminaristas também perderam muitos pertences pessoais.

Alguns objetos litúrgicos também foram roubados, incluindo um cálice comemorativo da Santa Missa presidida por S. João Paulo II em 2001 sobre a "Gaivota".

Os bárbaros danificaram vários carros, mas eles estão em movimento. Alguns quartos estão danificados por explosões, mas agradecemos a Deus Todo-Poderoso por salvar nossa Alma Mater de uma destruição maior.

Leva tempo para que a vida no seminário volte. Não há água, luz, gás. O reitor, o padre espiritual e os diáconos já voltaram para as casas frias. Um grupo de homens amigáveis ​​chegou e concordou em compartilhar essas condições espartanas e ajudar a reviver o seminário o mais rápido possível. Obrigado a todos sinceramente por sua coragem e sacrifício!

Pessoas locais que precisam de ajuda já estão chegando ao seminário. Obrigado pelos vários transportes humanitários que a nossa Caritas diocesana já enviou.

Amanhã, Domingo de Ramos, todos os rendimentos das nossas paróquias irão tradicionalmente para o Seminário Diocesano. Muito obrigado desde já por qualquer doação! Precisaremos dos fundos para renovar as instalações e reavivar a vida do seminário, para o bem da Igreja. Afinal, a Ucrânia, que será reconstruída após a guerra, também precisará de líderes espirituais - sacerdotes. Rezem para que o Senhor chame aqueles a quem Ele escolheu para Seu ministério especial.”

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.