- ONU News
- Perspectiva Global Reportagens Humanas
- 4 abril 2022 Clima e Meio Ambiente
Comparação entre duas décadas mostra desaceleração de 0,8%, mas montante não foi suficiente para conter disparada; Ipcc adverte que manter emissões pode levar a aquecimento global médio de 3,2 °C até 2100, mais que o dobro da meta prevista no Acordo de Paris; secretário-geral ressalta que mundo está a passos rápidos para desastre climático.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, Ipcc, lançou um novo relatório revelando que as emissões globais médias de gases de efeito estufa atingiram os níveis mais altos da história. No entanto, a taxa de crescimento diminuiu para 1,3% na década até 2019, dos 2,1% da década anterior.
A sexta edição da publicação, lançada esta segunda-feira enfatiza que é preciso que as emissões líquidas sejam nulas para conter o aumento da temperatura. Cerca de 24 países baixaram as emissões de CO2 por mais de 10 anos.
Promessas
Em mensagem apresentada no lançamento do informe, o secretário-geral António Guterres disse que o relatório do Ipcc é uma longa enumeração de promessas climáticas não cumpridas.