O prefeito Rafael Greca é o mais novo cidadão honorário de Quatro Barras, município da região metropolitana a 18 quilômetros de distância de Curitiba. A honraria foi recebida nesta sexta-feira (27/5), em sessão solene realizada na Câmara Municipal da cidade vizinha.
“Aqui o brilhante carro da aurora sempre inaugura um momento novo da história, também feita pelas famílias de todos nós, como as dos mestres calceteiros aqui representados, dos vereadores de Quatro Barras e a minha”, agradeceu Greca, que tem a história familiar bilateral ligada a Quatro Barras.
Foi lá que seu avô materno, Francesco Greca, fundou a tradição de extrair das pedreiras matéria-prima para ajudar no desenvolvimento das cidades por meio da pavimentação. A atividade foi herdada pelo seu avô, o imigrante Raphael Francisco Greca, que despertou o gosto pelas pedreiras entre seus filhos. No mesmo município, a família paterna do prefeito de Curitiba dedicou-se ao cultivo da erva-mate.
FotoS: Daniel Castellano / SMCS
Prefeito Rafael Greca recebe titulo de cidadão honorário de Quatro Barras. A proposição foi feita pelo Vereador Édson dos Santos Paula - Curitiba, 27/05/2022 -
Proposição e homenagens
O título entregue ao prefeito de Curitiba partiu da proposição apresentada pelo vereador Édson dos Santos Paula. “É uma honra saber que a terceira geração desta família, representada por Rafael Greca, continua trabalhando pelo desenvolvimento da nossa região”, observou o parlamentar.
A homenagem reuniu no plenário da Câmara de Quatro Barras famílias de canteiros, os profissionais que trabalham no entalhe das pedras. O motivo foi a concessão do título de cidadania honorária acontecer próximo ao Dia do Canteiro, comemorado na segunda-feira (30/5). Festividades estão programadas para este domingo (29/5), na região da Borda do Campo, que concentra aas pedreiras do município.
Entre eles estava um antigo funcionário das empresas Greca, Dinizarte de Jesus Rocha. Com sobrenome que remete a pedra, matéria-prima do seu trabalho, ele dedicou 36 dos seus 84 anos de vida às pedreiras da família Greca. “Foi meu único emprego”, contou o trabalhador aposentado, que fez questão abraçar o prefeito de Curitiba. Emocionado, Greca agradeceu.
“Eles estão todos no céu agora, mas eu estou aqui para agradecer a sua dedicação”, disse, referindo-se ao bisavô, avô e aos tios.
Escultura e mensagem
Esta, porém, não foi a única surpresa para o homenageado. Do artesão Luiz Honório Marafigo, ele recebeu uma araucária esculpida em madeira com um diamante feito de pedra ao lado, compondo a cena. “É lindo. Vai ficar no meu gabinete”, agradeceu.
Já do vereador Sandro Heleno Andreatta, o prefeito recebeu o esboço de uma carta endereçada a ele e que estava dentro das páginas do livro “Plenitude”, da escritora Carmem Carneiro. A mensagem foi escrita à mão. O livro de Carmem havia sido doada à escola da qual Heleno é diretor e que encontrou o rascunho em meio às páginas.
“Pensei que o senhor ficaria satisfeito em ler essas palavras”, disse Sandro, sobre a carta, que elogia a iniciativa do prefeito em estimular a abertura das bibliotecas escolares Farol do Saber. “Só de ver a letrinha dele me emociona”, comentou.
Ações para fortalecer laços
Segundo Greca, além de vizinhas, Curitiba e Quatro Barras são cidades irmãs. “São feitas de gente honesta e trabalhadora que circula sem reconhecer fronteiras entre os municípios. E estamos empenhados para reduzir cada vez mais as barreiras que, por qualquer motivo, criam obstáculos para o ir e vir da nossa população”, disse Rafael Greca, referindo-se ao empenho de concluir a Linha Verde Norte.
Também na Linha Verde, ele salientou a importância de ter inaugurado a estação Fagundes Varela em 2021. “Isso facilita a vida das pessoas que chegam de Quatro Barras via Jardim Paulista e rumam para o sul de Curitiba e municípios vizinhos”, disse.
Greca também anunciou a intenção de reabrir o Armazém da Família de Quatro Barras. A unidade era uma parceria entre as duas prefeituras, usando o know-how da Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e que funcionou de 2008 a 2013, quando foi encerrada pela a administração municipal de Curitiba da época. “Isso precisa e vai voltar para que os moradores de Quatro Barras não precisem se deslocar até o Armazém do Boa Vista para comprar 30% mais barato que no varejo”, afirmou.
Plateia lotada
De Quatro Barras, participaram do evento o prefeito Loreno Bernardo Tolardo, e seu vice, Jarbas Mocelin; e os vereadores Anderson Mendonça, André Luiz Garcia da Silva, Antonio Cezar Creplive, Eduardo José Lago (presidente da Câmara), Gilson Rodrigues Cordeiro, Kayo Augustus Santos e Lucinéia Alves da Silva. O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti, também compareceu.
De Curitiba, estavam os vereadores Mauro Ignacio, Mauro Bobato, Pier Petruzziello, Tico Kuzma e Serginho do Posto. Também prestigiaram o evento os secretários municipais Maria Sílvia Bacila (Educação); Beatriz Nadas (Saúde); Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional); Cinthia Genghini (Comunicação); Alexandre Jarschel de Oliveira (Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação); Péricles de Matos (Defesa Social e Trânsito);e Luiz Fernando Jamur (Governo), que também preside o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Ainda participaram da homenagem a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi Palacios; o presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Tiago Waterkemper; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; os deputados estaduais Maria Victoria Barros e Mauro Moraes; o assessor de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro; e a assessora da Prefeitura Cibele Dias, além dos administradores regionais do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; do Cajuru, Narciso Doro Júnior; de Santa Felicidade, Simone Lima; e da CIC, Raphael Keiji Assahida;