Ucrânia - Direitos de autor Evgeniy Maloletka/Copyright 2022 The Associated Press. All rights reserved
Cinco europeus capturados na Ucrânia foram julgados num tribunal em Donetsk dirigido por separatistas apoiados pelo Kremlin.
Os cinco réus são oriundos da Suécia, da Croácia e do Reino Unido e são acusados de serem mercenários.
Se forem considerados culpados, podem ser condenados à morte.
Em junho, dois britânicos e um marroquino detidos pelas forças pró-russas no leste da Ucrânia e acusados de serem mercenários foram condenados à morte. Os três homens recorreram da sentença.
Concessão de vistos turísticos a russos divide Europa
Na Europa, a concessão de vistos a cidadãos russos para poderem viajar para a Europa gera divisão. A Ucrânia reclama a proibição de vistos para os russos como sanção pela invasão. A questão foi discutida numa reunião de líderes nórdicos em Oslo.
O chanceler alemão Olaf Scholz está em desacordo com os seus homólogos.
"O que é importante para nós é que temos de compreender que também há muitas pessoas a fugir da Rússia porque estão em desacordo com o regime russo. As decisões que tomamos não devem tornar mais complicado a sua busca pela liberdade", defendeu Olaf Scholz.
Penso que não é correto que cidadãos russos possam viajar, entrar na Europa, no espaço Schengen, como turistas, para ver as paisagens enquanto a Rússia mata pessoas na Ucrânia
Sanna Marin, primeira-ministra da Finlândia
A primeira-ministra da Finlândia defende a proibição de vistos turísticos a cidadãos russos.
"O povo russo comum não começou a guerra, mas, ao mesmo tempo temos de perceber que eles estão a apoiar a guerra. Penso que não é correto que cidadãos russos possam viajar, entrar na Europa, no espaço Schengen, como turistas, para ver as paisagens enquanto a Rússia mata pessoas na Ucrânia. Está errado", sublinhou Sanna Marin, primeira-ministra da Finlândia.
Ator Liev Schreiber e ex-jogador de futebol Shevchenko recebidos em Kiev
Na Ucrânia, o Presidente Volodymyr Zelenskyy recebeu o ator americano Liev Schreiber e o ex-jogador de futebol Andriy Shevchenko.
A dupla é embaixadora da plataforma de angariação de fundos ucraniana United24. O projeto lançado por Zelenskyy visa servir como principal ponto de recolha de donativos para apoiar o país.