O programa de requalificação da malha viária de Curitiba chega a mais duas ruas que servem de rota para as linhas de ônibus nos bairros Água Verde e Batel. As ruas Bento Viana e Coronel Dulcídio, estão sendo alcançadas por obras de fresa e recape para recuperar a qualidade dos pavimentos que estavam desgastados.
Ao longo dos próximos dias, motoristas devem redobrar a atenção à sinalização e reduzir a velocidade nos pontos que recebem intervenção. Os serviços estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Água Verde
Na rua Bento Viana, no Bairro Água Verde, por onde passam as linhas 180 – Água Verde/Abranches, 285 – Juvevê /Água Verde (sentido Juvevê) e 010- Interbairros, as obras para manutenção do asfalto acontecem em 1.352 metros no trecho entre a Avenida Água Verde e Avenida do Batel.
A fresa do pavimento teve início na segunda-feira (3/10), no cruzamento da via com a Avenida Água Verde, em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, local onde a Prefeitura realizou em 2021 obras de acessibilidade na calçada.
Em aproximadamente dez dias, a via estará com asfalto novo garantindo caminho seguro e de boa qualidade para os cidadãos.
“É uma grande satisfação acompanhar como o bairro está sendo mantido bem-cuidado, com a manutenção das ruas, das calçadas e com a limpeza sempre em dia. O asfalto novo é um investimento importante para garantir segurança nos trajetos de todos nós cidadãos”, disse a aposentada Ruthe Tiyemi, moradora do bairro.
O trecho entre a Avenida Água Verde e a Rua Petit Carneiro já teve toda a capa asfáltica danificada retirada (fresa) e nesta sexta-feira (7/10) as equipes começaram a aplicação da nova massa asfáltica para reestabelecer as condições iniciais da via. A previsão é de que os serviços sejam finalizados em até 15 dias.
Quando finalizada a obra completará 3 km de asfalto novo no corredor interbairros que liga o Água Verde, Batel ao Bigorrilho. Em 2018, outros dois trechos, onde a via tem outras denominações, teve o pavimento requalificado. As melhorias ocorreram em 530 metros da Rua Teixeira Coelho, entre a Avenida Batel e a Avenida Vicente Machado, no Batel e na Rua Capitão Souza Franco, numa extensão de 1.140 metros entre a Avenida Vicente Machado e Rua Padre Agostinho, no Bigorrilho.
“Nosso programa para levar asfalto novo para ruas dos bairros das dez regionais da cidade segue um planejamento eficiente para que as obras sejam executadas com agilidade para causar o menor impacto possível para motoristas e para quem circula pelas regiões com as intervenções, especialmente nas vias com grande fluxo de veículos”, explicou o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Por conta das obras, em algumas quadras o trânsito acontece apenas em meia pista. Agentes de Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) orientam os motoristas no local.
Batel
Na Rua Coronel Dulcídio, a obra de requalificação do asfalto em 340 metros de extensão, no trecho compreendido entre as ruas Silva Jardim e Visconde de Guarapuava, na divisa dos bairros Água Verde e Batel teve início em 29 de setembro. O novo pavimento já foi implantado e nos próximos dias a via receberá a sinalização. Pela via circula a linha de ônibus 861- Tramontina.
Além da requalificação do asfalto a Rua Coronel Dulcídio já recebeu outra importante melhoria para assegurar segurança e qualidade de vidas das pessoas que moram ou circulam na região. No ano passado, a Prefeitura modernizou para LED o sistema de iluminação da via, com iluminação decorativa de calçada e na iluminação viária, aquela presa aos postes de energia elétrica. Uma nova rede subterrânea de energia foi implantada e 56 postes metálicos enferrujados foram substituídos por postes poliméricos. As melhorias ocorreram entre a Avenida Água Verde e a Alameda Doutor Carlos de Carvalho.
Além das duas vias, o secretário de Obras Públicas destacou que o programa de manutenção do pavimento assegurou em julho asfalto novo para outra rua da região, a Travessa Lange, no Água Verde, que em julho recebeu asfalto novo ao longo dos seus 370 metros de extensão.
Informações da SMCS