A Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, que cruza os bairros Atuba, Santa Cândida e Tingui, está sendo requalificada em 2.898 metros de pavimento (quase 3 quilômetros), no trecho entre a rodovia BR-476 e o Terminal do Santa Cândida.
Além de concentrar comércios e empresas, a via é rota para as linhas de ônibus 214 Tingui e 030 Interbairros III e é uma das entradas de Curitiba para quem vem do município de Colombo ou pela Rodovia Régis Bittencourt.
A execução dos serviços, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), foi vistoriada na tarde desta sexta-feira (28/9) pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e da administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gerh. O trecho vistoriado foi ao lado do terminal de ônibus Santa Cândida, na esquina com a Rua Pedro Doska, cujo pavimento também foi requalificado.
“Na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, entre o Santa Cândida e o Atuba, perto da Unidade de Saúde Santa Cândida, é nosso trabalho fazer quase 3 quilômetros de asfalto novo. Em uma ou duas semanas fica tudo pronto e quem vive e circula na região passa a ter mais conforto e qualidade de vida”, disse o prefeito.
Prefeito Rafael Greca vistoria obras de pavimentação asfáltica na Av Mascarenhas de Moraes no bairro Santa Cândida - Curitiba, 30/09/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Qualidade do pavimento
A obra integra o programa de recuperação da malha viária de Curitiba. O serviço acontece no processo de fresa e recape e tem como finalidade a restauração da camada asfáltica danificada, restabelecendo a qualidade estrutural do pavimento.
São três frentes de trabalho ao longo da avenida que, por conta das obras, tem o trânsito em meia pista em algumas quadras, com sinalização da via.
Carlos Alberto Metling Júnior, gerente da loja de pneus Muniz Auto Center, localizada em um dos trechos onde o pavimento já foi recuperado, comemora a transformação.
“Essa é uma via importante para o bairro e o asfalto estava bem desgastado. O transtorno da obra foi momentâneo, trabalharam rápido, e o resultado positivo agora é para o bairro todo, para a cidade”, contou Carlos Alberto.
De acordo com o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues, as obras do programa de recuperação da malha viária da cidade são executadas em vias de ligação entre bairros, que servem ao transporte coletivo ou que dão acesso a equipamentos sociais como escolas, CMEIs e unidade de saúde.
“Somente neste ano, o programa de recuperação da malha viária, iniciado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, já entregou 64 obras de pavimentação. São quase 24 mil metros de asfalto novo em ruas que atendem bairros das dez regionais da cidade", contou. Outras 84 obras estão em andamento.
Também participaram da vistoria na obra o assessor de articulação política da Prefeitura, Lucas Navarro, o engenheiro fiscal da obra, Diogo Cavassin Brandalize, a coordenadora de assuntos comunitários da Regional Boa Vista, Joaninha Artigas de Lara, e o coordenador técnico da Regional Boa Vista, Paulo Roberto Dozorski.
Informações da SMCS