Getting your Trinity Audio player ready...

Na Cúpula da C40, Curitiba compartilha ações sustentáveis com o mundo

O prefeito Rafael Greca e prefeitos de várias cidades do mundo posam para a foto oficial nas escadarias do Teatro Colón. Foto: Divulgação


Uma das salas de espetáculos mais famosas do mundo, o Teatro Colón foi o cenário escolhido para a recepção oficial a prefeitos e vice-prefeitos de todo o mundo que participam da Cúpula Mundial de Prefeitos C40, em Buenos Aires (Argentina).


O evento ocorreu, na noite de quinta-feira (20/10), e contou com a participação do prefeito Rafael Greca, que esteve ao lado do anfitrião, o prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, e outros dignatários estrangeiros como os prefeitos Sadiq Khan (Londres, Reino Unido), Anne Hidalgo (Paris, França), Raymond Johansen (Oslo, Noruega), Iqbal Singh Chahal (Bombaim, Índia), Kostas Bakoyannis (Atenas, Grécia), Óscar Rodríguez Quiñónez (Assunção, Paraguai) e Ricardo Nunes (São Paulo).A Cúpula Mundial de Prefeitos C40 começou, na capital argentina, na última segunda-feira (17/10) e termina nesta sexta-feira (21/10).


“O C40 Summit mostra-nos que a melhor forma de resolver os problemas do meio ambiente é trabalhar em conjunto, apostando no diálogo e na construção de acordos duradouros para transformar a realidade. Esta cúpula da C40 se encerra com compromissos concretos, com metas de emprego verde”, resumiu Greca.


Luzes de LED

Durante a recepção, Greca e os demais prefeitos participaram de uma cerimônia para substituir as luzes do lustre principal do teatro, que utiliza iluminação 100% LED, até 80% mais eficiente que a iluminação tradicional e economiza energia.


Localizado na cúpula da sala de espetáculos, o principal lustre do Teatro Colón foi construído na Europa no final do século 19 e é um espetáculo único. A manutenção do lustre da sala principal é um trabalho que se realiza todos os anos e exige mais de cinco horas.


Também participaram da recepção no Teatro Colón os prefeitos Eric Garcetti (Los Angeles, EUA), Sophie Hæstorp Andersen (Copenhaguem, Dinamarca), Valérie Plante (Montreal, Canadá), Ahmed Aboutaleb (Rotterdam, Holanda), Rafal Trzaskowski (Varsóvia, Polônia), Kate Gallego (Fênix, EUA), Steve Adler (Austin, EUA), Brue Harrell (Seattle, EUA), Daniella Levine Cava (Miami-Dade, EUA), Matteo Lepore (Bolonha, Itália), Carlos Orsoe Morales Vázquez (Tuxtla Gutiérrez, México) , Sharon Dijksma (Utrecht, Holanda), Noor Taposh (Sul Dakha, Bangladesh), Atiqul Islam (North Dakha, Bangladesh), Iqbal Singh Chahal (Bombaim, Índia), Paraguai), Samir Mayekar (vice-prefeito de Chicago, EUA), Meera Joshi (vice-prefeito de Nova York), Omary Kumbilamoto (Dar es Salaam, Tanzânia), Denise Yvonne Aki-Sawyerr (Freetown, Serra Leoa), Randall Williams (Tshwane, África do Sul) e Tania Lynette Campbell (Ekurhuleni, África do Sul).


Greca se encontrou ainda com o diretor do Teatro Colon e ex-prefeito de Buenos Aires, Jorge Teleman.


Exemplos de Curitiba

Experiências de sucesso de Curitiba no controle do desperdício, na recuperação de recursos naturais e em intervenções urbanas sustentáveis como cidade inteligente foram destaques na Cúpula Mundial de Prefeitos C40.


Em painéis que tiveram a participação de Greca, foram apresentadas iniciativas como o Rosto da Cidade, de revitalização urbana focado na região central; e Bairro Novo do Caximba, considerado a maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba e o primeiro bairro inteligente do Brasil. As obras das primeiras 752 novas casas do local já começaram este mês.


“Curitiba é sustentável, humana e inteligente, pois em nossa gestão a capital recuperou seu DNA de inovação, mas agora alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). Uma cidade só é inovadora e sustentável quando melhora e facilita a vida das pessoas", salientou Greca.


A C40 Summit foi palco ainda do anúncio de mais uma parceria de Curitiba com a Rede C40: a adesão da capital paranaense ao compromisso do Caminho ao Lixo Zero, com ações que contemplam o tratamento de, pelo menos, 30% dos resíduos orgânicos e a redução das emissões de descarte de resíduos em, também, pelo menos, 30%.

Informações da SMCS

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.