Comitiva de Fortaleza conhece modelo de gestão da saúde de Curitiba e destaca apoio da Feas. Curitiba, 10/11/2022. Fotos: Dary Jr./Feas-SMS
Conhecer o modelo de gestão adotado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é o principal objetivo da comitiva da Prefeitura de Fortaleza (CE) na visita a Curitiba nesta quinta (10/11) e sexta-feira (11/11).
Liderado pela secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, o grupo foi recebido pela secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, e pela diretoria da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).
“É sempre uma oportunidade para refletir sobre o que fazemos e trocar experiências com uma cidade de população de mais de 2 milhões de habitantes”, disse Beatriz.
A comitiva ouviu explicações da secretária sobre a forma como a rede está organizada, os programas, sua capilaridade, e no apoio que a fundação dá ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.“Foi importante conhecer a relação da gestão maior, do município, com a fundação e as experiências exitosas, com metas estabelecidas e a busca pela eficiência, com a melhor aplicação do recurso público”, afirmou Ana Estela.
Segundo a secretária cearense, o modelo permite que a fundação ajude a executar as políticas públicas e dá à SMS melhores condições de tocar a “gestão maior” da saúde.
“As fundações públicas de direito privado, quando assumem a gerência de uma unidade, demonstram eficiência de custos e assistência de qualidade”, observou o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz.
Ana Estela veio acompanhada secretária-adjunta, Aline Gouveia; da coordenadora da rede hospitalar, Luziete Furtado; além de assessores da Prefeitura de Fortaleza. Da Feas, o diretor administrativo-financeiro Olavo Gasparin e a diretora de atenção à saúde Tatiane Filipak também acompanharam o encontro.
Feas
A Feas é um órgão de administração indireta, de personalidade jurídica de direito privado, que executa e desenvolve ações exclusivamente pelo SUS. A prestação de serviços é realizada por meio de contrato de gestão com a SMS.
A Feas administra 27 unidades, como o Hospital Municipal do Idoso, Hospital do Bairro Novo, a Casa Irmã Dulce – Unidade de Estabilização Psiquiátrica, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu).
Informações da SMCS