NH90 and Apache da Força Aérea holandesa - Direitos de autor Defense.nl
Países Baixos, Alemanha, Polónia e Estados Unidos iniciaram um exercício militar de grande escala. O treino envolve 11 Brigadas de Manobra Aérea, com mais de 1000 soldados e 37 helicópteros até 18 de Novembro. O Falcon Automn ocorre a cada dois anos em território holandês mas tem este ano a crescente ameaça da guerra na Ucrânia como pano de fundo.
"A ameaça tem crescido consideravelmente desde Fevereiro e a necessidade de treinar de forma intensa é maior do que nunca. Estamos sempre conscientes disso," afirma Cas Schreurs, comandante da Brigada Airmobile - uma das companhias de elite das forças armadas holandesas.
O responsável militar reconhece a dificuldade do exercício. "Quando se trabalha com quatro países que usam diferentes tipos de helicópteros, pôr todos a embarcar no momento certo é quase tão difícil como fazer partir a horas todos os passageiros da estação de comboios de Utrecht," diz Schreurs.
Este exercício militar segue-se a um outro, mais alargado no âmbito da OTAN e que envolveu 14 países nas duas últimas semanas de outubro, centrado também na Europa, mas em território belga.