Getting your Trinity Audio player ready...

Rua da Cidadania do Tatuquara faz sete anos e amplia atendimentos à população

 

Rua da Cidadania do Tatuquara comemora os sete anos de serviços prestados à população. Curitiba, 16/11/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS



Servidores e líderes comunitários se reuniram na tarde desta quarta-feira (16/11), na Rua da Cidadania do Tatuquara, para comemorar os sete anos de serviços prestados no local. A festa contou com a animação da Banda Lyra Curitibana e teve distribuição de bolo de aniversário.


O posto avançado de serviço da Prefeitura de Curitiba é coordenado pela Secretaria de Governo Municipal (SGM) e oferta serviços de infraestrutura urbana, ambiental, econômica e de caráter social.


 Atendimentos cresceram

Formada pelos bairros Tatuquara, Campo do Santana e Caximba, esta é a mais nova administração regional de Curitiba. Vivem lá 124.759 habitantes, segundo estimativa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) de 2020.


“Nós crescemos em número de atendimentos em relação ao ano passado. Tivemos o acréscimo importante da implantação do Terminal Tatuquara, que possibilita ao cidadão fazer a integração temporal para usar os serviços da rua sem ter que pagar mais uma passagem por isso”, comemorou o administrador regional Marcelo Ferraz.



Integração temporal

Com a entrada em funcionamento do terminal, os passageiros passaram a contar com o benefício da integração temporal via cartão-transporte da Urbs, permitindo que os usuários utilizem os serviços da Prefeitura sem pagar nova tarifa.


Após validar o cartão no terminal, o usuário terá dez minutos para passar novamente o cartão no validador da Rua da Cidadania e poderá retornar ao terminal no prazo duas horas.


Ferraz acredita que a tendência é que o atendimento seja cada vez mais ampliado. “Nós estamos vivendo um momento de crescimento. Temos a implantação do Bairro Novo do Caximba e a perspectiva da vinda Restaurante Popular, que será construído ao lado da Rua Cidadania. Estamos preparados para incorporar este aumento da demanda”, comentou.


Solicitações em alta

No período de janeiro a outubro deste ano, a Rua da Cidadania contabilizou 148.566 atendimentos. Desses, 53.897 foram solicitações de informação sobre os serviços existentes no prédio, seguidos por demanda aos escritórios dos núcleos da Urbs (15.908), da Secretaria Municipal de Finanças (15.182), Sanepar (13.759) e Secretaria Municipal da Educação (12.172).


Além dessa procura direta, tem um volume grande de solicitações que chegam pela Central 156 e através do Fala Curitiba. 


População elogia

A moradora Anadir Ribeiro de Moura, 63 anos, vive há 23 anos no bairro Campo de Santana e elogia a praticidade da Rua da Cidadania.


“Eu uso os serviços da Sanepar, da Secretaria de Saúde, o que eu precisar. É tudo muito prático poder contar com esta estrutura perto de casa”, comentou.


Outro morador que é freguês da Rua da Cidadania, o líder comunitário Sandro Pereira, que mora na Vila Pompéia, diz que mantém um contato direto com o posto da Prefeitura. “Eu uso para cobrar melhorias para o nosso bairro e também para pagar taxas da Sanepar e o IPTU”, disse.


O presidente da Associação de Moradores da Vila Zanon, José Luiz Gonçalves, elogiou o atendimento. “Eu sempre estou aqui reivindicando melhorias para a comunidade e sou muito bem atendido pelos funcionários”, citou.


Vários serviços

Além dos serviços já citados, as amplas instalações da Rua da Cidadania abrigam ainda núcleos das secretarias de Saúde, Segurança Alimentar, Esporte, Lazer e Juventude e Defesa Social e Trânsito. Também estão instalados lá núcleos da Fundação de Ação Social (FAS) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC).


Informações da SMCS

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.