Um ano de muito trabalho. Assim está sendo 2022 para a Regional CIC, que nos últimos 12 meses fez 151.405 atendimentos descentralizados, por meio dos núcleos regionais dos diferentes órgãos da Prefeitura. E além de fazer importantes intervenções de manutenção urbana, também começou a ser referência cultural.
Ao mesmo tempo em que comemorou o primeiro aniversário do Teatro da Vila, festejou dois feitos inéditos: entrou na programação da 39ª Oficina de Música de Curitiba como local de apresentações e recebeu o cantor e compositor Zeca Baleiro, o primeiro artista de destaque nacional a subir ao palco do Teatro Tarcísio Meira.
Bairros bem cuidados
A Prefeitura se fez presente por meio de intervenções diversas. Entre elas estão os 2.240.320 metros quadrados de roçada, a limpeza de 2.748 caixas de captação, substituição de 614 ralos, recuperação de 1.581 metros quadrados de calçadas, execução de 63.370 metros com tapa buraco e 19.500 metros de conservação de vias de saibro.
Essas ações, que aconteceram no território formado pelos bairros Augusta, CIC, Riviera e São Miguel, são apenas uma mostra da atuação regionalizada da Prefeitura nos últimos 12 meses.
Também merecem destaque a implantação de 14,1 quilômetros de ciclofaixas, que chegaram a vias como a Avenida das Indústrias, e o asfalto recobrindo antigas ruas de saibro.
Adeus, saibro
Assim, já estão livres do pó e da lama as ruas Professor Henrique Berg, Vitória Moreira Damaceno, José Antunes Ferreira, Ulisses Aurélio Visinoni, dois trechos da Palmenses, Pedro Rodrigues, Carlos Eduardo Martins Mercer, Maria Sena da Mota e Estrada da Colônia Augusta. Situadas entre os bairros Augusta e São Miguel, elas somam cerca de 5 mil metros de pavimentação.
A cobertura das antigas ruas de saibro com asfalto faz parte do programa da Prefeitura que pavimentou 67.503 metros de vias da CIC em 2022. O dado se refere a 98 ações realizadas até novembro.
Durante a gestão Rafael Greca, foram realizadas em toda a cidade 1552 ações de pavimentação em 1335 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos). A extensão total de asfalto novo é de 762.546 metros.
São 1493 intervenções entregues (705.310 metros) e 59 em andamento (57.236 metros).
Melhorias por toda parte
Na Rua Engenheiro Afonso Nadolny começou a revitalização das calçadas ao longo de aproximadamente mil metros, entre as ruas Cyro Correia e Major Victor Feijó. O trecho também está recebendo obras complementares de galerias para escoamento da água da chuva.
Na João Bettega, que é uma importante ligação entre CIC e Portão, 2.840 metros de asfalto foram revitalizados. Já a Eduardo Sprada, que também passou por obras de correção geométrica nas proximidades do cruzamento com a Avenida JK, recebeu cerca de mil metros de obras de fresa e recape para melhorar a qualidade do pavimento.
Para melhorar o escoamento da água da chuva, foram realizadas obras de contenção de erosão sob a Rua Eduardo Sprada, por onde passa o Ribeirão dos Muller – o mesmo curso que faz parte do programa municipal de macrodrenagem Curitiba Contra as Cheias. O córrego Capão Raso passou por um processo de limpeza.
Cuidando do sistema de iluminação da CIC, a Prefeitura instalou 9.941 novos pontos de LED, dos quais 1.704 foram implantados em 2022. A administração municipal também atendeu 4.740 pedidos de substituição de lâmpadas queimadas ou danificadas.
Educação e trânsito
Na área educacional, o CMEI Vila Verde passou por uma reforma para beneficiar as 120 crianças ali atendidas. O espaço incorporou melhorias como um novo portão de acesso, pintura externa e teve a cobertura (telhado e forro) revitalizados.
A segurança também foi estendida ao Colégio Estadual Arlindo Carvalho de Amorim, na Cid Campelo, onde foi instalada uma travessia elevada.
Solidária aos trabalhadores em busca de emprego, a Regional CIC cedeu suas instalações para que agências de recursos humanos realizassem 18 processos seletivos de empregos. Esses eventos atraíram pelo menos 600 pessoas.