Getting your Trinity Audio player ready...

Plenária discute desafios para a Saúde de Curitiba em 2023


O vice-prefeito Eduardo Pimentel, juntamente com a Secretária de Saúde, Beatriz Battistella Nadas, saúdam os participantes da Plenária Gerencial da Saúde. Curitiba, 20/12/2022. Foto: José Fernando Ogura/SMCS


@SMCS

Gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se reuniram em plenária nesta terça-feira (20/12), no Salão de Atos do Parque Barigui, para agradecer e reconhecer o trabalho das equipes, discutir os desafios para 2023 e avaliar resultados do ano.


Entre as conquistas da Saúde em 2022, o selo prata de reconhecimento pela redução da sífilis congênita e recertificação pela terceira vez pela eliminação da transmissão vertical do HIV. Também foi motivo de comemoração o recente prêmio de boas práticas recebido pelo Serviço de Atenção Domiciliar na última sexta-feira (16/12).

Plenária Gerencial da Saúde, no Salão de Atos do Parque Barigui. Curitiba, 20/12/2022. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Reconhecimento

O prefeito Rafael Greca aproveitou o encontro para prestar reconhecimento aos trabalhadores da Saúde da cidade pela árdua batalha diária em prol da população curitibana.


“Vocês são a nossa gente da saúde. Eu aprendi a ver em vocês os amigos da nossa gente. Vocês são o rosto humanitário de Curitiba, é por isso que fiz questão de vir aqui dizer muito obrigada e Feliz Natal ”, disse.



E de forma simbólica para homenagear cada profissional, ele entregou a cada supervisor de Distrito Sanitário um certificado, embalado pela melodia entoada por um organista e um saxofonista. "Com a música nós também revogamos pesadelos da vida, mas com certeza os pesadelos são muito menores quando essa música é  precedida pelos cuidados de saúde que vocês fazem com excelência”, discursou o prefeito.


Greca anunciou que em 2023 Curitiba está cotada para ser reconhecida pela Organização Pan-americana e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como cidade amiga dos idosos “e tudo isso é graças ao trabalho de vocês”, agradeceu o prefeito. O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, acompanhou o prefeito na solenidade de agradecimento.


Prefeito Rafael Greca participa da Plenária Gerencial da Saúde. Também prestigiaram o evento, o vice-prefeito Eduardo Pimentel e a Deputada eleita, Márcia Huçulak. A Plenária teve a coordenação da Secretária de Saúde, Beatriz Battistella Nadas. Curitiba, 20/12/2022. Foto: José Fernando Ogura/SMCS


Tecnologia

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, alinhou estratégias do modelo Saúde 4.1 para 2023: a união da tecnologia e bons profissionais para ofertar atendimentos ainda mais humanizados e efetivos para o curitibano, contribuindo para a promoção do bem-estar da população.


“Vamos usar as tecnologias para melhorar os gargalos criados pela pandemia da covid e facilitar cada vez mais o acesso da população aos serviços de saúde. Já avançamos muito, mas vamos fazer ainda mais,”, falou Beatriz.


Entre as ações já conhecidas desse novo modelo estão o aplicativo Saúde Já Curitiba, o prontuário eletrônico e-Saúde e a Central 3350-9000, que possibilita uma série de serviços aos usuários por telefone, aplicativo e e-mail.


Cerca de 300 gestores da SMS acompanharam a apresentação e participaram de uma dinâmica para sugerir serviços que poderiam ser incorporados à Central e ao Aplicativo Saúde Já. As ideias apresentadas serão levadas para avaliar a viabilidade.


O uso da tecnologia na saúde já é realidade para a população nos serviços ofertados em ferramentas como o Aplicativo Saúde Já – fundamental para a agilidade na vacinação contra a covid-19, recebimento de resultados de testagem e emissão de certificado digital da imunização, por exemplo. Novas funções estão sendo planejadas, como a entrega de resultados de exames e outras interações.


Na Central Saúde Já, pelo telefone 3350-9000, os curitibanos já podem contar com teleconsultas, agendamentos, informações, acessos a exames da saúde da mulher, informações sobre calendário vacinal e saúde das gestantes e puérperas, por exemplo - sem que o usuário precise sair de casa.  


O aplicativo e a central irão ganhar novas funções no próximo ano. A equipe da Saúde está trabalhando na implantação de novos projetos. “Vem novidade por aí”, contou a secretária.


Comunicação interna

Entre os desafios para o próximo ano, o fortalecimento da comunicação interna na SMS. Com a extensa gama de serviços ofertados pelo SUS curitibano, é essencial unificar conhecimentos e ações. Levar a cada um dos mais de 10 mil profissionais da SMS informações sobre todos os serviços disponíveis para poder orientar a população.


“A saúde pública de Curitiba atende mais de 50 mil pessoas por dia e cada um de vocês faz parte desse resultado, queremos que vocês se sintam cada vez mais integrados e em busca de melhores resultados”, afirmou a secretária ao anunciar a capacitação para integração funcional que será realizada na modalidade de Ensino à Distância. O primeiro módulo com duração de 8 horas irá abordar o funcionamento da Atenção Primária em Curitiba e protocolos assistenciais.


Despedida e gratidão

A deputada estadual eleita e ex-secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, participou do encontro para agradecer os gestores da saúde pela parceria de trabalho ao longo dos cinco anos que esteve à frente da SMS e principalmente na batalha contra a covid-19.


“Não há bom gestor sem um uma boa equipe. Se Curitiba tem hoje uma saúde pública reconhecida nacionalmente é pelo trabalho de cada um de vocês. Que diariamente deixam suas casas e família para cuidar de cada cidadão que recorre em busca de atendimento”, disse a deputada. 

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.