Getting your Trinity Audio player ready...

Torre Panorâmica completa 31 anos com a mais bela vista da cidade


Torre Panorâmica de Curitiba completa 31 anos no próximo dia 17 de Dezembro - Curitiba, 15/12/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

@SMCS

Uma das mais emblemáticas atrações turísticas da cidade está completando 31 anos neste sábado, (17/12) a Torre Panorâmica. Inaugurada em 1991, como uma torre de telefonia, do mirante é possível observar o planejamento urbano de Curitiba e seu zoneamento.


Nos dias ensolarados e de poucas nuvens também é possível visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e arredores da cidade. A mais de 100 m de altura, é possível ter uma vista em 360º de Curutiba.


“Poder contemplar o skyline da cidade é o que torna a visita até a Torre tão especial, além dela ser um ponto de destaque também na nossa paisagem. É um privilégio termos a Torre Panorâmica entre as nossas atrações turísticas”, comemora Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo. 

Torre Panorâmica de Curitiba completa 31 anos no próximo dia 17 de Dezembro - Curitiba, 15/12/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Turistando

As amigas e turistas espanholas Silvia Polo, de Madri e Conxi Lopes, Barcelona, estão pela primeira vez em Curitiba e contam que as primeiras impressões da cidade são as melhores possíveis. 


“Acabamos de chegar na cidade, deixamos nossas malas no hotel e viemos direto conhecer a Torre Panorâmica, queremos ver daqui outras atrações da cidade para conhecermos ainda hoje. A vista daqui é espetacular”, comenta Silvia.


Conxi conta que ficou admirada com a quantidade de área verde que a cidade tem e diz que não fazia ideia.


“Já estive cinco vezes no Brasil, mas ainda não conhecia Curitiba, escolhemos vir aqui para vermos a cidade por todos os ângulos, a vista daqui a preciosa, a cidade é muito linda e bem cuidada. Estou impressionada com as grandes áreas verdes”, declarou Conxi.


Silvestre Reis, morador de São José dos Pinhais, veio com a filha Isabela, 6 anos trazer o irmão e a cunhada da pequena cidade de Campina das Missões, no Rio Grande do Sul, para conhecer a Torre Panorâmica.


O casal de aposentados está aproveitando o início das festas de final de ano para visitar a família. Pela primeira vez em Curitiba, Terezinha Reis, conta que está admirada com a beleza da cidade. “É tudo muito lindo, organizado, limpo, me encantei por Curitiba”, declara Terezinha.


Roque Reis, conta que já esteve em Curitiba várias vezes, mas que nunca havia subido na Torre Panorâmica e conta que Curitiba é a segunda cidade mais linda que conheceu, a primeira, segundo ele é Gramado, RS.


“Minha cidade tem apenas 5 mil habitantes, aqui é tudo muito diferente, tudo lindo, essa vista é fantástica”, celebra Roque.


Acessibilidade

No início de setembro deste ano, os painéis informativos da Torre Panorâmica passaram a contar com um QR Code que possibilita o acesso à audiodescrição da paisagem. 


A instalação foi iniciativa do Instituto Municipal de Turismo, com a consultoria do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, após uma visita técnica do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Programa Destino Turístico Inteligente.


Os novos QR codes possibilitam que pessoas cegas escutem a descrição do que é visto.


Números e origem dos visitantes

Em julho de 2019 a Torre Panorâmica alcançou o número de 2 milhões de visitantes e até novembro deste ano, contabilizou 2.197.928 visitas. Apesar de ter sido inaugurada em 1991, foi a partir de 2000 que o número começou a ser apurado. 


Em 2000, o número de visitantes registrado foi 54.747, desde então, a cada ano o número só foi aumentando e em 2018, 142.022 pessoas visitaram a atração, um aumento de 159,4% registrado no período. Em janeiro de 2019, foi registrado o maior número de visitantes da história da Torre Panorâmica, com 19.774 pessoas/mês.


Com o agravamento da pandemia em 2020, as visitas foram suspensas por um período. E quando foi reaberta, as visitas passaram a ser controladas para evitar aglomerações, mantendo a segurança sanitária no local, com isso os números foram afetados. Apesar de todos os fatores, Curitiba vem comemorando o retorno dos turistas e o aquecimento do setor. Em julho foi registrado o maior movimento do ano, com 14.757 visitantes na atração. 


Um levantamento realizado pelo Instituto Municipal de Turismo aponta a origem dos visitantes em 2022. Sendo; 30,85% moradores de Curitiba e região metropolitana; 66,61% turistas nacionais (tem de todos estados, os principais: SP, SC, PR, RJ, RS), 2,54% turistas estrangeiros (69 países diferentes, os principais: EUA, Paraguai, Colômbia, Argentina, Alemanha).


Por dentro da história

Inaugurada em 1991, a antiga torre de telefonia tem 109 metros de altura. Do topo, é possível observar os prédios, os parques e o restante do planejamento urbano de Curitiba. No horizonte mais distante, consegue-se visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e a Região Metropolitana de Curitiba.


Ainda no mirante pode-se conhecer o painel de Poty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba e do telefone. Mostra os primeiros habitantes, os indígenas, os colonizadores, a evolução da cidade e da telefonia. E o mapa da cidade, com os principais atrativos turísticos em relevo no piso.


O Museu do Telefone fica no térreo, na entrada da Torre, com vários aparelhos que narram a evolução da telefonia, o Posto de Informações Turísticas e uma loja #CuritibaSuaLinda com produtos originais, artesanais e de design que carregam a identidade curitibana.


Serviço

Os agendamentos de visitas à torre estão temporariamente suspensos. O atendimento será por ordem de chegada, sujeito à capacidade do mirante.


Localização: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 - Mercês

Tel: (41) 3339-7613 (WhatsApp)

Horário: das 10h às 18h


Entrada


Inteira R$ 6,00    

Meia entrada R$ 3,00 (crianças de 05 a 09 anos; idosos acima de 60 anos; pessoas com deficiência;estudantes com carteirinha; professores com carteirinha; doadores de sangue com carteirinha).

Isento - Crianças menores de 5 anos


O pagamento deverá ser efetuado no local e apenas com cartão de crédito e débito.

©1999 | 2024 Jornal de Curitiba Network BrasilI ™
Uma publicação da Editora MR. Direitos reservados.