@SMCS
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba convoca um novo grupo para a aplicação da 4ª dose da vacina anticovid. Nesta semana serão atendidos de forma escalonada, os nascidos entre o segundo semestre de 2001 e os nascidos em 2005 que já tenham completado 18 anos de idade.
Com o novo cronograma, Curitiba conclui a convocação para a vacinação com a 4ª dose de todo o público acima de 18 anos.
A 4ª dose equivale ao 2º reforço para os vacinados na 1º dose com Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Para os vacinados com o imunizante da Janssen na 1ª dose, a 4ª dose equivale ao 3º reforço.
Para receber a dose de reforço é preciso ter tomado a 3ª dose há 120 dias ou mais.
Escalonamento
Na segunda-feira (16/1), serão vacinados os nascidos no segundo semestre de 2001. Na terça-feira (17/1), será a vez de quem nasceu em todo o ano de 2002. Na quarta-feira (18/1), estão convocados os nascidos em 2003.
A vacinação continua na quinta-feira (19/1), com atendimento dos nascidos em 2004 e até 19 de janeiro de 2005, são pessoas que estarão completando 18 anos no dia da vacinação.
Após o chamamento a SMS seguirá com a repescagem contínua. Pessoas que completarem 18 anos poderão buscar pela 4ª dose anticovid.
Doses em atraso
De acordo com dados da SMS 31,6% das pessoas convocadas para doses de reforço está em atraso com a aplicação. A superintendente de gestão, Flávia Quadros orienta para que a população aproveite o período de férias para atualizar sua vacina.
"As doses de reforço são tão importantes quanto o esquema primário. Quem tem mais de 23 anos já pode receber até quarta dose, pedimos para que quem ainda não recebeu, que aproveite essa semana para regularizar sua proteção”, explica.A vacinação contra covid-19 acontece habitualmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 108 unidades de saúde. Consulte os endereços dos pontos de vacinação no site Imuniza Já.
Orientações para receber a vacina
Os novos convocados recebem uma mensagem pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba. Para aqueles que não puderem comparecer nas datas estipuladas, a SMS oferece repescagem contínua nas unidades de saúde.
Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo reestabelecimento.
Nova convocação para 4ª dose da vacina anticovid
A 4ª dose equivale ao 2º reforço para os vacinados na 1ª dose com Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Para os vacinados com Janssen na 1ª dose, a 4ª dose equivale ao 3º reforço.
- Segunda-feira (16/1) - Nascidos no 2º semestre de 2001
- Terça-feira (17/1) - Nascidos em 2002
- Quarta-feira (18/1) - Nascidos em 2003
- Quinta-feira (19/1) - Nascidos em 2004 e até 21 de janeiro de 2005
- Sexta-feira (20/1) - Repescagem contínua para pessoas com 18 anos ou mais
Públicos já convocados anteriormente para a vacinação anticovid
Aqueles já chamados e que não puderem comparecer nas datas estipuladas, podem procurar as unidades de saúde, na chamada repescagem contínua.
- 1º dose
- - Pessoas com 3 anos completos ou mais
- Bebês de 6 meses a 2 anos estão com agendamento para 1ª dose temporariamente suspenso.
- 2º dose
- - Pessoas com 3 anos completos ou mais
- Bebês de 6 meses a 2 anos com agendamento, após atingir 21 dias da primeira dose.
- 1º reforço
- - Pessoas com 12 anos completos ou mais
- 2º reforço
- - Imunossuprimidos com 12 anos ou mais, profissionais de saúde, pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na 1ª dose com Janssen, pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com qualquer marca na 1ª dose.
- - Pessoas nascidas até o 1º semestre de 2001, vacinadas com Astrazeneca, Pfizer ou Coronavac na 1ª dose.
- 3º reforço
- - Imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com qualquer marca na 1ª dose do início do esquema vacinal e para pessoas com 40 anos ou mais ou que sejam profissionais da saúde e tenham sido vacinadas com Janssen na 1ª dose
- - Pessoas nascidas até o 1º semestre de 2001, vacinadas com Janssen na 1ª dose.
- 4º reforço
- - Imunossuprimidos com 18 anos ou mais com a 1ª dose da Janssen
- Importante: Para receber a 2ª dose ou as doses de reforço é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo que a pessoa faz parte. Veja mais detalhes nos quadros de esquemas vacinais.