Prefeito Rafael Greca defende os valores democráticos e apresenta avanços de Curitiba em fórum internacional do LIDE em Lisboa. Na imagem, Greca com o ex-presidente Michel Temer; com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski; com o ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; e com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Lisboa, 03/02/2023. Divulgação
@SMCS
A visão da participação democrática e a Curitiba do futuro foram apresentadas, na manhã desta sexta-feira (3/2), pelo prefeito Rafael Greca no fórum internacional LIDE Brazil Conference - Lisboa, em Portugal. Ao lado de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e outras autoridades brasileiras e portuguesas, ele participou do painel central do evento, “Institucionalidade e Cooperação - valores institucionais, caminhos democráticos e cooperação internacional”, onde defendeu o fortalecimento da democracia e a independência dos poderes.
Greca debateu no painel com o ex-presidente do Brasil, Michel Temer; com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski; com o ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; e com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
“A inovação só vale quando se transforma em processo social. Curitiba se notabilizou pelo seu planejamento urbano e pela sua rede de transporte eficiente, baseada nos BRTs, o sonho do meu antecessor, o urbanista Jaime Lerner, e que nós procuramos aprimorar”, explicou o prefeito Rafael Greca na abertura da sua exposição.
Antes da palestra do prefeito, foi exibido um vídeo sobre Curitiba que mostrou os programas desenvolvidos pela Prefeitura que garantem uma governança inovadora e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“A minha cidade é a mais próspera e a melhor praça de negócios do país, onde há um imenso programa de justiça social pautado na ideia de que o amor é a condição da missão. Viva Curitiba”, enalteceu o prefeito.
Acompanharam na plateia a participação de Greca, no painel principal do LIDE Brazil Conference - Lisboa, em Portugal, a primeira-dama Margarita Sansone e o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.
Fortalecimento da democracia
O principal tema durante todo o painel desta sexta-feira (3/2), no LIDE Brazil Conference - Lisboa, em Portugal, foi o fortalecimento da democracia e a volta da presença do Brasil nas relações exteriores.
A abertura do evento foi feita pelo ex-presidente Michel Temer, que destacou a importância das boas relações entre os países. “A cooperação internacional leva em conta fundamentalmente aspectos comerciais. Temos uma relação comercial extraordinária com Portugal, a balança comercial entre os dois países vem crescendo ano a ano”, afirmou Temer.
Prefeito Rafael Greca defende os valores democráticos e apresenta avanços de Curitiba em fórum internacional do LIDE em Lisboa. Na imagem: O ex-presidente Michel Temer. Lisboa, 03/02/2023. Divulgação
Para o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o Brasil precisa olhar para o futuro. “O Brasil tem vivido um pouco acorrentado em coisas do passado e temos que falar do futuro. Aqui neste fórum estamos falando do futuro. O TCU está muito atento à cooperação entre o público e o privado”, afirmou Dantas, que também defendeu o crescimento econômico sustentável aliado às agendas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, participaram do evento por videoconferência e foram enfáticos nas críticas aos atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro.
“Nosso papel é defender a Constituição. O Brasil viveu um período de grande déficit de civilidade, um período grave de risco democrático que desaguou no dia 8 de janeiro. Onde houver ameaças à Constituição, nós devemos atuar, precisamos ter harmonia entre os poderes”, afirmou Barroso.
O ministro Alexandre de Moraes criticou o mau uso das redes sociais para disseminar a desinformação. “Há necessidade de novos instrumentos normativos nacionais e internacionais de regulamentação das redes sociais.
Elas não podem ser nem mais nem menos regularizadas que as mídias tradicionais. Há necessidade de combater esse tráfico de desinformação e fake news”, disse Alexandre de Moraes.
VEJA OS VÍDEOS das palestras do primeiro dia do LIDE Brazil Conference - Lisboa podem no canal do YouTube da TV LIDE.
Os ministros do STF Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski participaram presencialmente do evento desta sexta-feira (3/2). “O Brasil tem a capacidade de se reinventar. O desenvolvimento sustentável é uma via promissora para retomar nossa aproximação com a comunidade internacional, especialmente a europeia. Que a cooperação internacional prospere”, disse Gilmar Mendes.
“A troca de ideias entre o setor público e o privado é extremamente importante. O Brasil sobreviveu ao 8 de janeiro, quando as sedes dos três poderes foram atacadas, mas a democracia brasileira é resiliente e sobreviveu a esses ataques. Estou extremamente otimista com a retomada do Mercosul e com a cooperação com a comunidade europeia”, afirmou Lewandowski.
Programação de sábado
Neste sábado (4/2), ocorre o terceiro e último dia do LIDE Brazil Conference - Lisboa. O painel “Economia, Mercado e Tecnologia” terá a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e dos empresários Abílio Diniz (presidente do Conselho da Península), Luiza Helena Trajano (presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza), Luiz Carlos Trabuco (presidente do Conselho Administrativo do Banco Bradesco) e de Isaac Sidney (presidente da Febraban), bem como outros executivos brasileiros e portugueses. O debate pode ser acompanhado ao vivo a partir das 5h30 (horário de Brasília), às 8h30 em Lisboa.
A mediação dos debates é feita pelo jornalista Merval Pereira, colunista de O Globo e comentarista da Globonews e presidente da Academia Brasileira de Letras.