Agentes da Setran na minicidade do Bosque da Fazendinha para campanha de volta as aulas - Curitiba, 09/02/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
@SMCS
O fim das férias escolares traz impactos no trânsito, com mais gente e carros circulando pelas ruas, no mesmo horário. Em Curitiba, na próxima terça-feira (14/2), 140 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino retornarão às salas de aula. Por isso, a Superintendência de Trânsito (Setran) iniciou um trabalho de orientação com dicas de segurança no trânsito para um retorno seguro.
“Nossas equipes da Escola Pública de Trânsito elaboraram um material informativo que será distribuído nas áreas escolares, com dicas básicas de segurança. Além disso, agentes de trânsito estarão próximos às unidades para monitorar e auxiliar na organização do trânsito”, explica a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella. Segundo Rosangela, atitudes simples, como sair cinco minutos mais cedo e se atentar às placas de sinalização, podem evitar transtornos e acidentes.
“Muitos motoristas insistem em estacionar o veículo em frente às escolas, o que não é permitido. A orientação é que eles parem apenas pelo tempo necessário para o embarque e desembarque do estudante. Assim é possível dar fluidez ao trânsito e a oportunidade para que outras famílias possam fazer o embarque e desembarque, sem congestionamentos., diz Rosangela.
"Na pressa, também há o desrespeito ao limite de velocidade. Por isso é prudente sair um pouco mais cedo”, orienta a superintendente.
Operação Volta às Aulas
Segundo a coordenadora da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Patrícia Bastos, neste início de ano letivo, agentes de trânsito vão conversar com pais e responsáveis pelos estudantes, entregar material educativo sobre o trânsito e explicar a importância de se usar equipamentos de segurança, como cinto e cadeirinhas no banco traseiro.
As orientações também abordarão comportamentos seguros no trânsito: embarque e desembarque das crianças pelo lado da calçada, travessia na faixa de pedestres, respeito ao limite de velocidade, não estacionar em fila dupla.
Para quem não tem filhos ou parentes em idade escolar, a dica é evitar esses locais. “Evite transitar próximo ao horário de entrada e saída das escolas e faça um caminho alternativo. Já para os familiares que desejam levar seus filhos, saiam antes de casa e procurarem um local adequado para estacionar. A responsabilidade pela segurança dos estudantes é do adulto”, esclarece a coordenadora.