@SMCS
O prefeito Rafael Greca encerrou, nesta segunda-feira (6/2), a agenda internacional em Portugal. No último encontro com autoridades locais, ele se reuniu com o prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, no Paços do Concelho, sede histórica da Prefeitura e da Câmara Municipal de Lisboa. Na reunião foram discutidas futuras parcerias entre Curitiba e Lisboa na área de inovação.
Greca também apresentou as ações inovadoras que Curitiba promoveu nos últimos anos.
“Tivemos uma reunião de trabalho onde discutimos sobre inovação, planejamento urbano e economia criativa. Também entreguei o convite para que o prefeito Carlos Moedas visite Curitiba entre março de 2023 e março de 2024”, afirmou Greca.
Prefeito Rafael Greca se encontra com o prefeito de Lisboa Carlos Moedas para discutir sobre experiências de inovação. Foto: Manuel Rodrigues Levita/CML
Inovação
Durante a reunião desta segunda-feira, o prefeito Rafael Greca elencou uma série de ações inovadoras que fazem parte do dia a dia do município, com a Prefeitura incentivando o protagonismo do ecossistema de inovação da capital, com o Vale do Pinhão, desde 2017.
Assim como Lisboa, Curitiba também tem seus unicórnios, empresas de base tecnológica avaliadas em mais de U$ 1 bilhão: Ebanx, Olist e MadeiraMadeira, que juntas geram empregos qualificados e serviços inovadores para os cidadãos da capital paranaense.
Greca destacou o compromisso de Curitiba em inovar com foco no futuro dos cidadãos, apostando em energias renováveis, mobilidade ativa, serviços públicos na palma da mão, revitalização urbana e projetos de diminuição da emissão de carbono até 2050.
“A inovação só é válida quando se torna um processo social. Todas as nossas ações e projetos têm sempre o objetivo de tornar a cidade não só mais inteligente, mas mais humana”, explicou Rafael Greca.
Prefeito Rafael Greca se encontra com o prefeito de Lisboa Carlos Moedas para discutir sobre experiências de inovação. Foto: Manuel Rodrigues Levita/CML
Empreendedorismo e desenvolvimento
O prefeito também descreveu como a Prefeitura de Curitiba incentiva as pessoas a empreenderem com os programas Bom Negócio, Worktibas e Espaços Empreendedor. Os investimentos na área tecnológica também promoveram uma revolução digital nos serviços públicos da Prefeitura e aproximaram, ainda mais, a população da administração municipal.
Outros exemplos elencados por Greca durante a reunião com o prefeito de Lisboa foram a construção do Bairro Novo da Caximba, maior intervenção socioambiental da cidade nos últimos anos, e o novo Inter 2, que vai colocar Curitiba na era da eletromobilidade no transporte público e deixar a cidade ainda mais inovadora.
Avanços de Curitiba
Na sexta-feira (3/2), o prefeito Rafael Greca participou do LIDE Brasil Conference - Lisboa e apresentou os avanços que Curitiba alcançou nos últimos anos com os programas sociais de combate à fome e grandes projetos socioambientais.
Greca também cumpriu uma agenda de encontros paralelos com autoridades portuguesas, como o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga de Portugal (MNAA), Joaquim Oliveira Caetano, o ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, e o prefeito de Carregal do Sal, Paulo Catalino de Almeida Ferraz. Nesta reunião, os prefeitos assinaram um Acordo de Cooperação Cultural e Inovação entre Curitiba e Carregal do Sal.
Prefeito Rafael Greca se encontra com o prefeito de Lisboa Carlos Moedas para discutir sobre experiências de inovação. Foto: Manuel Rodrigues Levita/CML
Presenças
Também participaram da reunião desta segunda-feira (6/2), a vereadora de Lisboa Filipa Roseta, especialista nas áreas de habitação e obras; o vereador Diogo Moura, que atua nas áreas de economia, cultura e inovação; o secretário-geral da Câmara de Lisboa, Alberto Laplaine; a diretora de Relações Internacionais da Câmara de Lisboa, Cristina Álvaro; o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba, Cristiano Hotz; e o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.